Disney inicia cortes de empregos com meta de eliminar 7 mil vagas
Demissões fazem parte de uma campanha para economizar US$ 5,5 bilhões
A Walt Disney iniciou o primeiro de 7.000 cortes de empregos, uma parte fundamental de uma campanha de economia de US$ 5,5 bilhões que a empresa anunciou em fevereiro.
O primeiro grupo de funcionários será notificado nos próximos quatro dias, disse o CEO Bob Iger em um memorando para a equipe na segunda-feira. Uma segunda rodada maior acontecerá em abril, impactando vários milhares de trabalhadores. O último dos trabalhadores afetados receberá notificação antes do verão (no Hemisfério Norte).
Iger, que em novembro voltou à empresa que liderou por 15 anos, traçou planos para melhorar o desempenho financeiro da maior companhia de entretenimento do mundo. Entre seus desafios, obter lucro com os negócios de streaming de TV da empresa, que perderam mais de US$ 1 bilhão no trimestre encerrado em dezembro.
Sob Iger, a empresa está eliminando uma estrutura organizacional que colocava os executivos de distribuição acima dos negócios de TV e cinema da empresa. Ele deu mais poder a líderes criativos como Dana Walden, que dirige o negócio de TV, e Alan Bergman, que dirige os estúdios de cinema.
A primeira rodada de reduções de empregos incluiu dois vice-presidentes seniores que lideraram a produção no Hulu e na rede Freeform, respectivamente. Seu trabalho será consolidado em outra parte da divisão de TV. Além disso, foi dissolvida uma unidade que licenciava livros, podcasts e outras histórias para programas de TV.
Espera-se que os cortes recaiam sobre todas as partes da empresa, incluindo parques temáticos e as redes esportivas da ESPN. A Disney empregava cerca de 220.000 pessoas em todo o mundo em 1º de outubro. Aproximadamente 25% são funcionários de meio período ou sazonais.
“Para nossos funcionários que não foram afetados, quero reconhecer que, sem dúvida, haverá desafios à frente, à medida que continuamos construindo as estruturas e funções que nos permitirão ter sucesso no futuro”, disse Iger no memorando.
Em fevereiro, Iger disse que cerca de US$ 3 bilhões da meta de economia de custos viriam de seu orçamento para filmes e programas de TV, e o restante de reduções nos custos operacionais. Cerca de US$ 1 bilhão do esforço de economia já estava em andamento, disse ele na época.
Os papéis da empresa subiram 1,6% para fechar a US$ 95,62 na segunda-feira. As ações caíram 44% em 2022, a segunda queda anual consecutiva.