brasil

PL representará no Conselho de Ética contra Janones por fala homofóbica dirigida a Nikolas Ferreira

Janones nega ter sido homofóbico em relação ao colega de parlamento

André Janones na posse - Reprodução

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, representará contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara, por uma fala considerada homofóbica em relação ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), na terça-feira (28). Na sessão em que o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi ouvido pela Comissão de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Janones se referiu a Nikolas como “chupetinha”.

Em um vídeo compartilhado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, pode-se ver Janones dizendo:

"Chupeta falou, presidente. Presidente, chupeta falou" afirma Janones no trecho. Nas imagens, a deputada federal Sâmia Bomfim (PL-SP) ri da declaração.

A fala de Janones ocorreu momentos após Ferreira ter sido chamado de "chupetinha" em vídeo que viralizou. O deputado pediu a palavra e afirmou que Dino estaria tratando os deputados com "deboche" e que ali não teriam "palhaços". Outros parlamentares então começaram a provocá-lo, gritando "chupeta", além de "vai, peruca" e "Nicole", em referência ao ataque transfóbico feito por ele na sessão do Dia das Mulheres na Câmara. Ferreira então interrompeu sua fala e pediu para o presidente da comissão, Rui Falcão, lhe garantir seu tempo.

Filho de Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que acionou o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, para que acione o Conselho de Ética.

"Telefonei de manhã para o presidente Valdemar do PL, legitimado a representar no conselho de ética, e ficou acertado que o PL ingressará contra o dep. Janones no conselho de ética. Outras medidas estão sendo estudadas também", disse em suas redes sociais.

Também do PL, André Fernandes se manifestou contra a fala do aliado de Luiz Inácio Lula da Silva.

"Deputado Janones não fez apenas um ataque homofóbico contra Nikolas Ferreira, mas vários! Ficou atacando várias vezes até ser notado. Tem que ser cassado! A esquerda não vai reclamar do ataque homofóbico?", questionou o bolsonarista.

Janones nega homofobia
Em suas redes sociais, Janones negou que a fala tenha tido conotação homofóbica.

"O apelido chupeta, até onde sei, não tem qualquer relação com a orientação sexual do deputado bolsonarista. Até ele se eleger representante do sindicato LGBTQIA+ de ontem pra hoje. pra declarar-se vítima de homofobia. O apelido foi dado pelo amigo Felipe Neto, uma vez que apesar de ter quase 30 anos de idade, aparenta ser uma criança, fisicamente, nas atitudes e nas mudanças repentinas de voz, como se vivesse uma puberdade tardia", afirmou.

"Eu NUNCA compartilhei conteúdo sexual, seja ele verídico ou fake, uma vez que o ‘mau caratismo’ do deputado bolsonarista, não tem relação com quem ele se deita. No mais, se alguém de bom coração ainda tinha dúvida, espero que fique esclarecido.Por fim, acho importante ressaltar que o deputado bolsonarista subiu na tribuna da câmara, colocou uma peruca e pediu pra ser chamado de Nikole. No mais, passou as 5 horas da audiência com ministro fazendo ilações de que o Ministro teria ligação com tráfico", completou o parlamentar.