Mobilidade

Novos ônibus entram em operação no sistema BRT na segunda-feira (3); veja detalhes

Ao todo, são 45 novos veículos das empresas de ônibus Caxangá, Metropolitana e do sistema BRT

Novos BRTs entram em operação - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco anunciou, na manhã desta sexta-feira (31), a renovação da frota de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). O anúncio foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

Ao todo, são 45 novos veículos das empresas de ônibus Caxangá, Metropolitana e do sistema BRT.

A partir da próxima segunda (3), 27 novos ônibus do tipo alongado especial substituem 15 do tipo articulado especial no sistema BRT. Mais três ônibus ficam como reserva. Os equipamentos vão circular no Corredor Leste-Oeste, que vai do Centro do Recife até Camaragibe. 

Já os novos 15 ônibus convencionais das empresas Caxangá e Metropolitana ainda estão em fase de emplacamento e vistoria. 

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o aumento e renovação da frota do sistema BRT tem como objetivo proporcionar ao usuário um menor tempo de espera e modernizar o sistema, respectivamente.

Segundo o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, os novos equipamentos do sistema BRT têm as mesmas características dos antigos, como piso elevado, ar-condicionado, motor traseiro e câmera de segurança, porém, os ônibus alongados são mais curtos. 

“Esse ônibus é mais curto, tem um custo menor de operação e de consumo e oferece o mesmo conforto. Inclusive nos momentos entre picos, onde a gente tem uma baixa demanda, eles se aplicam de forma mais eficiente do que um ônibus articulado. Alguns articulados vão continuar circulando, vamos ter a operação com os dois ônibus”, afirmou o secretário. 

A substituição não significa o fim do BRT. De acordo com o gestor, de janeiro até março, o setor investiu quase R$ 60 milhões e 100 ônibus novos foram colocados no sistema da operação metropolitana.  

“O sistema do BRT é um sistema central da operação metropolitana. No sistema da operação metropolitana, você tem o metrô que é um sistema importante, que está no centro da operação, você tem o sistema BRT com os corredores e com a operação que está mantida, e sendo modernizada e o sistema complementar”, destacou. 

Segurança no transporte público
A insegurança nos terminais integrados, nas estações de BRT e do metrô e dentro dos coletivos é um problema recorrente no Grande Recife. Segundo Evandro, será feita uma ação de controle operacional e de segurança no sistema operacional. 

“A Secretaria de Defesa Social está envolvida nisso, nós vamos dar uma maior segurança, porque o nosso objetivo é atrair e trazer de volta para o sistema de transporte público de passageiro o nosso usuário, nós queremos que ele volte e se sinta confortável e possa utilizar, desobstruindo a cidade e melhorando a mobilidade da cidade como um todo”, pontuou. 

Evasão do transporte público
Com a evasão do transporte público, o Estado deixa de arrecadar cerca de R$ 20 milhões por mês com passagens de ônibus, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte. A evasão acontece devido às pessoas que entram nos coletivos sem pagar. 

“A evasão danifica a imagem da operação, encarece a operação, é injusta com o passageiro que é pagante e é injusta com o cofre público. O cofre do governo tem que colocar recursos que poderiam estar sendo investidos em infraestrutura, modernização, educação. A evasão estimada mensal daria para a gente construir 10 creches todo mês. Impossível que a gente não atue de forma enérgica para que a gente coíba isso”, disse o secretário. 

Terminais integrados e estações de BRT 
Com relação à manutenção e recuperação dos terminais integrados e estações de BRT, o gestor da pasta destacou que todos os terminais da RMR vão ficar no mesmo padrão com as mudanças. 

“Um bom exemplo é o que já está completo, o Terminal da Caxangá. No local, nós temos uma central de monitoramento, e uma operação que atende muito bem o usuário. E nós vamos agora complementar a conclusão e a manutenção das estações de BRT dos Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, além de fazer a conclusão da PE-15, que é o Corredor Norte-Sul”, reiterou. 

Confira, abaixo, as linhas que terão as primeiras trocas e como acontece a substituição:

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
Sai 1 articulado especial e entram 4 alongados especais

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
Saem 7 articulados especiais e entram 11 alongados especiais

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
Saem 2 convencionais e entram 2 alongados especiais

2043 – TI CDU/TI Joana Bezerra (Parador)
Saem 7 articulados especiais e entram 10 alongados especiais