Com dois times brasileiros, fase de grupos da Libertadores inicia nesta terça (3)
Brasil será representado por sete clubes na edição 2023 do principal torneio da América do Sul
Com sete clubes brasileiros entre os 32 participantes, a Copa Libertadores da América 2023 dá seu pontapé na fase de grupos na noite desta terça-feira (4). Cinco jogos movimentam o primeiro dia de competição. Entre eles, dois envolvendo equipes do Brasil. Primeiro time a entrar em campo, o Athletico-PR visita o Alianza Lima/PER, às 19h. Na sequência, às 21h, é a vez do Internacional estrear longe de casa. Na Colômbia, o Colorado encara o Independiente Medellín.
Atual vice-campeão da Libertadores, o Athletico segue em busca do seu primeiro título. Além de bater na trave há seis meses contra o Flamengo, o Furacão já havia amargado o segundo lugar em 2005. Na ocasião, acabou sendo derrotado pelo São Paulo. Agora, presente no Grupo G, que ainda conta com Atlético-MG e Libertad/PAR, espera dar o primeiro passo na edição 2023 com vitória no estádio Alejandro Villanueva.
O confronto em solo peruano ocorre com o clube paranaense em meio a uma maratona de compromissos em abril. Invicto na temporada, além do torneio continental, o time comandado por Paulo Turra tem partidas marcadas por outras três competições diferentes - Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão.
Passada a frustração por ficar de fora da final do Campeonato Gaúcho, o Internacional teve pouco mais de uma semana para se preparar para a estreia na Libertadores, após ser ausência no ano passado. Para o embate diante do 11º colocado do Campeonato Colombiano, o técnico Mano Menezes relacionou 22 atletas. Entre as ausências, estão o lateral-esquerdo Renê, com uma lesão muscular na coxa direita, e Alemão, que cumprirá suspensão ainda por causa da expulsão pela Sul-Americana 2022.
Dono de dois títulos (2006 e 2010), o Inter está no Grupo B do torneio. Além do Independiente Medellín, completam a chave Nacional/URU e Metropolitanos/VEN.
Favoritos estreiam quarta
Donos dos últimos quatro títulos da Libertadores, Flamengo e Palmeiras estreiam na competição nesta quarta-feira (5). Ambos, na altitude. Enquanto o clube carioca visita o Aucas/EQU, às 19h, o Verdão entra em campo às 21h30 para medir forças com o Bolívar/BOL. No mesmo dia e horário dos paulistas, o Fluminense, também fora de casa, encara o Sporting Cristal/PER.
Único brasileiro a estrear em casa, o Atlético-MG recece o Libertad, na quinta, às 19h. De forma simultânea, o Corinthians vai ao Uruguai, onde enfrenta o Liverpool.