Como iniciar a prática da corrida de forma segura
O ortopedista Antonio Mário Valente, especialista em medicina esportiva, foi o entrevistado do Canal Saúde desta quarta-feira (12)
A atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Para muitos, a corrida é uma alternativa "boa e barata". Mas é importante atentar aos cuidados, antes de iniciar a prática e evitar lesões. Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversou no Canal Saúde com o ortopedista, Antonio Mário Valente, especialista em medicina esportiva.
Durante a entrevista o especialista explicou que a atividade física é necessária e faz parte de uma boa evolução fisiológica.
“Desde crianças nós começamos a andar e essa biomecânica temos quase que geneticamente. Falando na corrida como prática desportiva, ela tem o benefício de ser fácil a sua prática, pois não demanda de muitos equipamentos especificos,” disse.
O ortopedista ressaltou que é importante começar caminhando e depois evoluir para a corrida.
“A corrida vai do mais simples caminhar, e deve começar assim para ter uma adaptação cardiorrespiratória, depois transformamos em quilometragem progressiva. Sempre tomando cuidados como o uso de um calçado confortável. A segunda preocupação dependendo da faixa etária é uma avaliação cardiológica,” alertou o especialista.
Por fim, o ortopedista Antonio Mário Valente deu recomendações para quem pensa em ter a corrida como exercício diário.
"A recomendação é evoluir aos poucos, acima dos 40 anos, sem dúvida um parecer cardiológico, mas eu indico e prescrevo que a caminhada e a corrida é um excelente esporte, que nos dar muitos ganhos, entre eles, o equilíbrio emocional e o desestresse”, finalizou.
Você escuta a entrevista na íntegra acessando o link do podcast, abaixo, ou na sua plataforma de áudio preferida.