Que tal uma horta de temperos em casa? Veja dicas de como montar a sua
Ervas frescas podem ser cultivadas em um lugar especial da casa
Temperos frescos fazem toda a diferença na hora de preparar um molho, uma carne ou mesmo uma salada. Ter cada folhinha perto das mãos ajuda (e muito) a vida de qualquer cozinheiro. Acha difícil manter uma pequena horta dentro de casa? Pois saiba que cuidados básicos são suficientes para a manutenção de algumas espécies.
Segundo Kris Lima, do Arvo Restaurante, o ideal é ter um espaço reservado para as plantinhas. Ela, que cuida de uma horta repleta de manjericão, orégano, hortelã, menta e outros tipos sugere separar um vaso adequado e que possa ser fácil de manusear.
“Vale saber que horta em casa é para consumo rápido. Mas com vários benefícios. Ao invés de a erva ficar na geladeira, guardada, ela se mantém fresca para uso culinário. A colheita pode ser feita diariamente e com cuidados gradativos”, destaca Kris Lima
Como preparar?
Com o vaso separado, é hora de ter uma terra saudável, com barro, esterco, carvão e outros elementos nutritivos. “Depois disso, é preciso fazer a drenagem do jarro, furando nas pontas para não acumular água. A gente usa argila expandida, mas também pode ser brita ou isopor picado. Em seguida, usamos a manta para não escorrer água na casa”, ensina o paisagista da Natural Arte, Francisco Odilon.
Orégano e tomilho gostam do mesmo solo (mais úmido). “Já alecrim gosta da terra mais arenosa, que escorre mais a água. Para acabamento, usa casca de pinus ou pedra branca”, completa o especialista. Ainda segundo Francisco, a planta tem sede e tem fome. Um bom adubo é o húmus de minhoca. Quanto a rega, a dica é verificar a umidade da terra com o dedo. “Você pode usar o dedo para conferir a terra, se estiver seco, pode aguar”, finaliza.