Em um forte erguido pelos holandeses, Museu da Cidade do Recife conta a história da capital
O local é um dos monumentos mais expressivos do patrimônio colonial do Brasil
Instalado no Forte de São Tiago das Cinco Pontas, no Centro, o Museu da Cidade do Recife é uma opção ideal para quem deseja conhecer a história recifense. Localizado no forte que originalmente foi erguido em 1630 pelos holandeses, o local é um dos monumentos mais expressivos do patrimônio colonial do Brasil. Com um acervo de fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos, o Museu mostra a história da evolução urbana do Recife do século 17 aos dias atuais.
O equipamento possui 250 mil imagens, mais de três mil títulos, entre livros e revistas, um acervo cartográfico, incluindo mapas e projetos de arquitetura, além de 146 azulejos, três portas e duas imagens de santos pertencentes à Igreja dos Martírios, demolida para a abertura da Av. Dantas Barreto, no Centro.
CURIOSIDADE
O Forte foi erguido na forma de pentágono, com cinco lados. Depois da expulsão dos holandeses de Pernambuco e retomada pelos portugueses, ele foi reconstruído com quatro pontas. Mas a população não deixou de lado o nome inspirado no desenho original.
DICA EXTRA
Por meio do site oficial do Museu, o www.museudacidadedorecife.org, é possível conferir as exposições disponíveis no local.
SERVIÇO
Endereço: Forte das Cinco Pontas, s/n, Bairro de São José, Recife-PE
Horários: Quarta a sexta, das 10h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 16h
Fones: (81) 3134-3750
Instagram: @museudacidadedorecife, @MuseuDaCidadeDoRecife
Acessível para cadeirantes
Acesso gratuito