arcabouço fiscal

Arcabouço deve ser entregue terça-feira (18) e relator definido ainda esta semana

Ministro das Relações Institucionais afirmou que a expectativa é que Lula entregue o texto diretamente a Lira e Pacheco

Ministro Fernando Haddad - Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo deve apresentar a proposta do novo arcabouço fiscal aos presidentes da Câmara e do Senado na terça-feira (18) no Palácio do Planalto. De acordo como Padilha, a expectativa é que o relator da proposta no Congresso seja definido ainda nesta semana.

Padilha afirmou que como Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já estarão na sede do Executivo para um evento do Ministério da Educação (MEC) sobre violência nas escolas, a ideia é que o presidente aproveite a oportunidade para entregar a proposta.

— Estamos na expectativa da entrega, pelo presidente Lula e pelo ministro (Fernando) Haddad, no Planalto, do texto (do novo arcabouço fiscal) para o presidente das duas casas (Lira e Pacheco) — afirmou, completando: — O presidente quer aproveitar o momento amanhã e entregar a proposta do novo marco fiscal.

Segundo o ministro, o governo quer garantir rapidez na tramitação da proposta no Congresso. Padilha afirmou que a meta do governo é aprovar o texto ainda no primeiro semestre.

Entenda por quê: Taxação pode dobrar valor de compras de Shein, Shopee e outros sites que vendem importados

— Nossa expectativa, em sendo entregue amanhã, é que essa semana mesmo a Câmara já possa definir o nome do relator para que a gente possa votá-lo na velocidade e urgência que o país pede — disse o ministro, complementando: — O presidente da câmara disse que chegando o texto bota para votar em 15 dias. Esperamos que seja aprovado o mais rápido possível.