Enterradas, arremessos e até um dia de árbitro: o que fazer no NBA Park, primeiro parque temático
Liga inaugurou espaço inédito no mundo na cidade de Gramado na tarde de terça (18). Atração está aberta ao público nesta quarta (19)
Inaugurado oficialmente na terça-feira (18) e com acesso aberto ao público a partir desta quarta, o NBA Park é mais um – o maior deles até aqui – investimentos em experiências da liga no mercado brasileiro. Em franca expansão, incluindo lojas, eventos e escolinhas, o basquete americano mira cada dia mais no Brasil, hoje seu terceiro mercado de varejo mais forte fora dos Estados Unidos.
Instalado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, famosa pelo turismo de inverno e pelos espaços de entretenimento, o NBA Park é um parque temático na melhor acepção da palavra. Num espaço de 4 mil m² e com capacidade de 2.500 visitantes por sessão, o local tem de tudo um pouco: experiências, interatividade e gastronomia. Um espaço físico e fixo dedicado à liga inédito no mundo.
Entre as atrações, os fãs podem:
Treinar arremessos de diferentes pontos de meia quadra, como no final de semana de um All-Star Games
Pular tão ou mais alto que jogadores da liga, numa das atrações mais radicais do parque
Viver um dia de árbitro da liga e analisar jogadas num Replay Center, com direito a quatro câmeras
Brincar com arremessos em velocidades nas clássicas máquinas de arremessos instantâneos
Testar a capacidade de movimentação em desafios de velocidade e agilidade
Se divertir em vídeo games e fliperamas temáticos da liga
Fazer fotos em espaços exclusivos, como simulacros de vestiários da liga e um palanque de MVP
Comer de frente para um telão que transmite jogos
Realizar o sonho de enterrar numa tabela oficial da liga, ajustável a todas as alturas
Além de tudo isso, a grande atração do parque é uma quadra que simula uma oficial, onde a bola laranja não para de voar em um instante sequer. Itens históricos como blusas assinadas e o troféu da liga estão em exposição no museu do local. Shows de dança e apresentação de mascotes também estão entre as atrações. Assim como espaços voltados ao um público mais infantil.
Sérgio Perrella, vice-presidente de licenciamento e varejo da NBA para América Latina, explica que a cidade de Gramado foi escolhida pela vocação para esse tipo de espaço. Ele revela que o público esperado é de 200 a 250 mil pessoas ao ano no parque, incluindo visitantes de fora do Rio Grande do Sul.
"O público de Gramado é muito forte de brasileiros, boa parte do turismo é de brasileiros. Mas também é muito forte na América do Sul. A gente sabe que há muitos argentinos, uruguaios, um público muito grande. A nossa base de fãs na Argentina e na América do Sul é muito forte. A gente espera que com o lançamento do parque a gente possa atrair pessoas de outros estados e países para cá."
Perrella avalia que a NBA vive o melhor momento como marca no Brasil. A liga caminha para o número de 30 lojas no país, os produtos licenciados crescem em quantidade e disponibilidade. Em São Paulo, a NBA House é um caso bem sucedido de espaço para reunião e interação entre fãs durante as finais da liga.
"Boa parte do sucesso do licenciamento está atrelado ao sucesso do varejo. Hoje já são 23 lojas da NBA no Brasil, estamos indo para quase 30 até o final do ano. O fato de você ter seu próprio canal de distribuição (as lojas) ajuda muito na relação com os licenciados. Já passa a ter o cliente e o canal de venda. Isso vem ajudando muito a gente com negociações nacionais, com parceiros como a Rider e a New Era e muitos outros que buscam a NBA para se associar à nossa marca e vender seu produto no nosso canal. Sem dúvida é o melhor momento que a gente tem como liga, não só na parte de varejo e licenciamento, mas como marca como um todo. Já são mais de 210 escolas de basquete espalhadas no Brasil todo, a NBA House tem sido um sucesso absurdo de vendas. É um momento muito bacana para a liga, hoje."
O vice-presidente comemora a oportunidade de ter os mascotes no parque – Burnie (Miami Heat), Stuff (Orlando Magic), The Raptor (Toronto Raptors) e The Gorilla (Phoenix Suns) marcaram presença na inauguração –, um tipo de negociação que não é tão simples com a liga. A presença de jogadores é uma possibilidade para o futuro. CEO do NBA Park, Jonas Ortiz falou sobre a relação dos parque com os escritórios da NBA nos Estados Unidos.
"Essa relação começou há dois anos atrás. No meio do caminho, um grupo acabou adquirindo metade das lojas da NBA no Brasil, que fazem parte do grupo Dilly. O parque surgiu com a ideia, com aprovação de Nova York, de criar esse conceito para o fã brasileiro que tem pouco acesso a uma liga que é jogada só nos Estados Unidos, imergir nesse sistema. É uma relação muito benéfica para todos os lados. Agora a NBA tem uma ativação plena para o ano inteiro. A House é uma ativação de sucesso, mas é temporária. Agora, a NBA já tem uma casa fixa no Brasil."
O parque fica na Avenida das Hortênsias, número 4.795 (entre Gramado e Canela). Os ingressos custam a partir de R$ 79,50
Executivo prestigia inauguração do NBA Park Gramado
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* O repórter viaja a convite do NBA Park.