Lula diz que 'cada golpista' do 8 de janeiro será julgado
Lula deu as declarações durante a cerimônia de posse do Conselho de Participação Social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que cada "golpista" que participou dos atos de 8 de janeiro, quando a sede dos Três Poderes foi invadida e depredada, será julgado:
-- Não deixaremos de julgar cada golpista porque nesse país não existe espaço para nazista e fascista e para quem não gosta de democracia.
Lula deu as declarações durante a cerimônia de posse do Conselho de Participação Social e de lançamento do Processo de Elaboração do Conselho de Participação Social (PPA). O Conselho garante a participação da sociedade civil nas decisões do Governo Federal que resultarão em políticas públicas. O PPA é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência e do Ministério do Planejamento.
Lula estava acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, e dos ministros Simone Tebet (Planejamento), Marcio Macêdo (Secretaria-Geral), Anielle Francoko (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Luiz Marinho (Trabalho), Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil), Vinícius Carvalho (CGU), Esther Dweck (Gestão), Waldez Gés (Integração e Desenvolvimento Regional) e Cida Gonçalves (Mulher).
O ministro Gonçalves Dias está na Câmara dos Deputados prestando esclarecimentos sobre os acontecimentos do dia 8 de janeiro. Em nota, o GSI afirmou que apura as condutas de agentes no dia das invasões e afirmou que os servidores atuaram "no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar".
Isso porque, segundo o gabinete, era preciso aguardar o reforço do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal para que as prisões fossem efetuadas.