Reabilitação precoce aumenta chance de redução de sequelas e dependência após AVC
Os primeiros 90 dias após uma lesão neurológica são cruciais para o tratamento
A atuação com brevidade é determinante no tratamento agudo dentro do hospital e tem impacto significativo na Reabilitação Pós AVC, já que quanto mais precoce for o início da reabilitação, maior a chance de reduzir as sequelas e dependência do paciente, além de melhorar a qualidade de vida. Para falar sobre o assunto, Jota Batista, apresentador da Rádio Folha FM 96,7, conversou, no Canal Saúde desta segunda-feira (24), com a neurologista Renata Azevedo.
A médica explicou que existe um período muito importante para tratar lesões neurológicas.
Todas as lesões neurológicas tendem a ter uma natureza definitiva. Se não tver um tratamento certo e precoce, deixam sequelas. Mas mesmo assim, depois da injúria inicial, tem uma ‘janela de ouro’, que são os primeiros 90 dias após um AVC, que é o momento onde se tem os maiores ganhos do paciente. Esses três primeiros meses são cruciais para estimular o que a gente chama de neuroplasticidade”, afirmou.
Escreva a legenda aqui
Renata Azevedo também estabeleceu relação entre idade e AVC.
O cérebro jovem tem uma capacidade maior de recuperação. O cérebro idoso tem, além da dificuldade de circulação sanguínea da lesão, o efeito normal do envelhecimento. Então esse caminho da plasticidade, muitas vezes, não se é capaz de obtê-lo”
A neurologista relatou, ainda, o que pode tornar um AVC pior para uma pessoa.
O que vai determinar a gravidade de uma lesão neurológica e suas sequelas é a localização desse AVC e seu tamanho. AVCs extensos, principalmente os que comprometem todo um hemisfério do cérebro, são piores e a capacidade de recuperação é menor”
Você acessa a entrevista na íntegra através do player abaixo.
https://open.spotify.com/episode/3P3TDN2YA3CZVH85sMj95a