CHUVAS

Trecho do Ramal Curado em Jaboatão é interditado para retirada de "sedimentos de barreira"

As estações Jorge Lins e Curado foram fechadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos

Estações são interditadas pela CBTU por risco de rompimento de barreira - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) interditou, na manhã desta quinta-feira (27), trecho do Ramal Curado do VLT, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O motivo, segundo a Companhia, seria a possibilidade de deslizamento em uma barreira localizada entre as Estações Marcos Freire e Jorge Lins por conta das chuvas na região desde o início do dia. 

No início desta noite, porém, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado negou que houvesse possibilidade de deslizamento de barreira no local. A interdição do trecho ocorreu para retirada de "sedimentos da barreira que desceu devido às chuvas e que seria necessário retirar para não causar nenhum tipo de acidente".

De acordo com Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a região de Jaboatão registrou, nas últimas 24 horas, um volume de precipitações de 45,68 mm.

Com a decisão da CBTU, o Ramal Curado funcionará apenas entre as Estações Cajueiro Seco e Marcos Freire. As estações seguintes - Jorge Lins e Curado - foram fechadas para evitar a possibilidade do acidente enquanto as autoridades tentam resolver a questão.

Confira a nota divulgada pela CBTU na íntegra:

“A CBTU Recife informa que, a partir de hoje, 27, o Ramal Curado irá operar apenas entre as Estações Cajueiro Seco e Marcos Freire devido à possibilidade de deslizamento de uma barreira localizada entre as Estações Marcos Freire e Jorge Lins. A CBTU está em contato com os órgãos responsáveis para que o problema seja sanado".

Não é a primeira vez que o trecho é interditado pela CBTU. A primeira foi em agosto de 2017, quando ocorreu um incidente envolvendo a mesma barreira, que rompeu e causou um deslizamento de terra. O trecho permaneceu fechado até a conclusão das obras na linha. A outra ocasião foi em maio de 2021, quando, assim como dessa vez, as Estações Jorge Lins e Curado foram fechadas por risco de rompimento da barreira.

 Em contato com a reportagem da Folha de Pernambuco, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afirmou que não havia sido notificada pela CBTU sobre a interdição, mas que já acionou a Defesa Civil para localizar a área de risco e tomar as providências necessárias