Usina Cucaú celebra Dia do Trabalhador com missa em ação de graças, show e futebol
Evento começou na manhã desta segunda-feira e se estende até o final da tarde
A Usina Cucaú, localizada no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, preparou uma extensa programação para homenagear o Dia do Trabalhador, ontem, dia 1º de maio. A Festa do Trabalhador, que já é uma tradição, só não aconteceu em 2020 e 2021 por causa da pandemia. A diretora de Marketing do Grupo EQM – do qual a Folha de Pernambuco faz parte -, Joanna Costa, representou o presidente do Grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, na celebração.
"É muito importante a gente sempre valorizar o 1º de Maio, o Dia do Trabalhador. O trabalho dignifica o homem, dá motivação, esperança e um sentimento de realização. Então é muito importante a gente ter um trabalho", celebrou Joanna, que ainda acrescentou: "nós somos uma Usina, um Grupo que acredita que os trabalhadores precisam ter seus direitos. É com os nossos trabalhadores que a gente consegue crescer como Grupo, crescer como equipe, crescer como Usina. É a união que faz a força, a força do trabalho. Então todos têm um objetivo comum”, destacou.
Para a diretora de Gestão de Pessoas, Cláudia Dantas, a Usina Cucaú é uma empresa que gera oportunidades e empregos. "Na época de safra, são quase 5 mil empregos diretos gerados e aproximadamente 15 mil indiretos. O Dia do Trabalhador é um dia muito significativo para todos nós, porque acreditamos na força do trabalho, acreditamos na força das pessoas que fazem esse trabalho", afirmou Cláudia. Também esteve presente o superintendente da Usina Cucaú, Fernando Lins.
Programação extensa
Pela manhã, houve queima de fogos, missa de Ação de Graças celebrada pelo Padre Moisés e um culto evangélico. A festa contou com sorteios, shows e o torneio de futebol realizado no Estádio Dr. Armandinho – que homenageia o empresário Armando Monteiro Filho, pai do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.
A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), disse que a festa já está incluída em sua agenda. "A gente já participa deste evento há seis anos, um evento promovido pelo CRC com o apoio do Grupo EQM, da Usina Cucaú e da Prefeitura Municipal de Rio Formoso. Hoje é um dia muito importante para todos nós. São os trabalhadores que movimentam a nossa economia, são eles que fazem nosso município crescer", declarou.
No último dia 16 de fevereiro de 2023, a Usina Cucaú comemorou os seus 132 anos de funcionamento e também como destaque no segmento sucroenergético do Nordeste. A planta industrial é uma das maiores produtoras de açúcar e etanol de Pernambuco e tem contribuído fortemente com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região da Zona da Mata Sul do Estado. Na safra 22/23, a Usina registrou uma moagem histórica de 1,43 milhão de toneladas de cana.
Campeonato de futebol empolga os presentes
Marcos José Alves é presidente do Centro Recreativo Cucauense (CRC). Entusiasta dos eventos, ele afirmou que as comemorações do 1º de Maio aproximam os trabalhadores e mostrou a força do time.
"Muitos profissionais foram revelados jogando pela Usina, como Marcos Cucaú e Sidney. Tivemos também Marcondes Junior e Nido e outros", disse o presidente do CRC, o xodó de Rio Formoso, que jogou ontem no Estádio Dr. Armandinho.
No campo, houve homenagem póstuma ao atleta Gleydson Gustavo de Oliveira e uma caminhada com um grupo de pessoas com autismo. Ambas provocaram emoção no público.
A bola começou a rolar em uma partida dos jogadores máster do CRC contra o São Sebastião de Palmares. O placar foi de 2 x 1, de virada, para o time da casa. Depois, o CRC enfrentou o time da Escolinha CFA e venceu por 4 x 0, uma goleada. No último jogo, o Sport Sub-20 levou vantagem, cravando um placar de 3 x 0 contra o CRC. O dia terminou com shows dos artistas Brunessa Sedutora e Gilmar Show para os trabalhadores.