Restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, abre segunda unidade em São Paulo
Espaço, conhecido por explorar cozinha nordestina, ganha nova unidade na Vila Leopoldina, Zona Oeste paulistana
Duas décadas se passaram desde que a primeira unidade do Restaurante Mocotó - aberto há 50 anos, e pelo menos há duas décadas sob o comando do chef, filho de pernambucanos, Rodrigo Oliveira, 42 - se instalou na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo, e ganhou o universo da gastronomia sob o mote da cozinha regional, precisamente a nordestina.
E desde abril, é também na Zona Oeste paulistana que Rodrigo passou a atuar, em mais uma unidade do Mocotó - localizado na Vila Leopoldina, no complexo 02 Filmes. É a segunda unidade do restaurante "de rua" comandada pelo chef, que também levou sua assinatura para o Mocotó Café, no Mercado de Pinheiros e para o Balaio, no Insituto Moreira Sales (IMS), além do espaço no Mocotó Shopping D.
"A gente se apaixonou pelo bairro e pelo projeto. Tem um monte de iniciativas legaus chegando, arte, pessoas talentosas e criativas. A gente queria estar perto dessa turma", destacou Rodrigo, sobre a escolha de localizar a segunda unidade do Mocotó na Vila Leopoldina.
Clássicos e novidades no menu
Com a "cara" da primeira unidade, na Vila Medeiros, a segunda unidade do restaurante traz clássicos no menu, entre eles os dadinhos de tapioca (feitos com queijo de coalho) e a casrne de sol, preparada com coxão mole de Angus salgado e curado na casa. Além da baião de dois, da moqueca sertaneja e do pudim de tapioca, criado e afinado em parceria com sua mãe, Lourdes.
Já entre as novidades, o chef Rodrigo leva para Vila Leopoldina o espetinho de pirarucu e o de carne de sol de cordeiro. A língua de boi braseada com vinho do Vale do São Francisco também integra o rol das boas novas do menu.
E o "PF" do Mocotó - chamado em São Paulo de "Prato Formoso" - é outra opção do cardápio, com versões de filé de frango à parmegiana com queijos brasileiros entre os elementos, e de moqueca de caju, acompanhada de arroz vermelho e farofinha de coco com castanha.
O caesar caipira- com frango assado e empanado na farinha de milhos, vegetais tostados, alface romana e molho de queijo Tulha, também é novidade no cardápio, que vai contar também com a torta basca, chamada de Romeo e Juliette - feita com requeijão do norte, goiabada da casa e toque de vinho.
"Se me falassem que chegaríamos a esse ponto 15 anos atrás, eu diria que era improvável. Parecia utópico demais (...) A cozinha nordestina sertaneja sempre foi muito estigmatizada, ainda mais num restaurante da Zona Norte. É uma baita conquista", celebra Rodrigo.
Serviço
Restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira
Rua Aroaba, 333, Vila Leopoldina
Funcionamento de terça a domingo, das 12h às 16h
Informações: (11) 3294-4814