COPA DO NORDESTE

Após confusão de torcidas e polêmica sobre ingressos, SDS reforça segurança para final

Tanto o Sport quanto à Federação Pernambucana de Futebol negaram uma possível superlotação da Ilha

Torcida do Sport na Ilha do Retiro - Alexandre Aroreira/ Folha de Pernambuco

Depois da confusão protagonizada por torcedores de Sport e Ceará, em um restaurante na Zona Sul do Recife, na noite da terça (2) - dia anterior a grande final da Copa do Nordeste - e após a polêmica sobre a possível venda de ingressos acima da capacidade da Ilha do Retiro, o secretário Executivo da Secretaria de Defesa Social do Recife (SDS), Alexandre Alves, informou estar atento aos protocolos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O gestor diz que vai reforçar a segurança para a grande final da Copa do Nordeste, que acontece nesta quarta-feira (3), na Ilha do Retiro, às 21h, entre Sport x Ceará.

Em conversa com a reportagem da Folha de Pernambuco, o secretário afirmou que são mais de 1 mil profissionais envolvidos neste jogo.

"São mais de 1 mil homens somando todos os órgãos, entre PRF, PM, etc. Só da Polícia Militar são mais de 850 agentes. Esse efetivo estará disposto desde a divisa com o estado da Paraíba - com a fiscalização, vistoria e revistas dos ônibus que chegam com torcedores do Ceará, que já é de costume - até dentro do estádio, com mais de 200 homens", afirmou Alexandre.

"A SDS está preparada para receber todo mundo, trabalhar com o reforço que estamos acostumados. Se por ventura vier ocorrer algum evento diferente, a gente está preparado para conter qualquer turbulência" completou.

Quanto aos instrumentos musicais, a famosa charanga, Alexandre Alves informou quantas foram liberadas.

"Foram liberadas duas charangas, além de uma banda de frevo, a pedido do Sport Club do Recife exclusivamente para esse jogo. Vale salientar que elas foram liberadas apenas para a torcida mandante, e em locais específicos, ou seja, nas sociais e na arquibancada frontal - onde ficou no último jogo do Sport contra o Coritiba pela Copa do Brasil. No local em que a torcida organizada do Sport estiver, não será liberado o uso desses intrumentos" concluiu o secretário.

Vendas de ingressos
Na manhã desta quarta-feira (3), circulou nas redes sociais a informação de uma possível venda de ingressos além da capacidade permitida na Ilha do Retiro, estádio que vai receber a final da Copa do Nordeste.

Em nota, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e o Sport Club do Recife negaram a informação. O club afirmou que "a atual capacidade liberada para a Ilha do Retiro – 26.345 pessoas – foi e sempre será respeitada";

Com essa notícia o Ceará informou que enviou um ofício em caráter de urgência à CBF, solicitando o adiamento e a mudança do local da partida.

Confira as notas na íntegra:

Nota do Sport Club do Recife:
O Sport vem tranquilizar os rubro-negros e demais interessados acerca do fluxo de torcedores na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (03), pelo segundo jogo da decisão da Copa do Nordeste. De evidente maneira responsável, o Clube não perpassou, nem jamais perpassará, qualquer restrição imposta pelos órgãos de segurança, em respeito a todos os envolvidos no jogo e fundamentalmente à sua torcida. Registre-se que desde a última semana, integrantes do Clube estiveram, presencialmente, com as autoridades responsáveis, realizando reuniões e vistorias para que o evento ocorra da forma mais segura possível, como tem sido feito. A atual capacidade liberada para a Ilha do Retiro – 26.345 pessoas – foi e sempre será respeitada, reforça o Sport. A carga para os rubro-negros, de pouco mais de 23 mil ingressos, inclusive, foi esgotada com cerca de dez horas e sem abertura de vendas para o público geral – contemplou apenas associados. Isso, inclusive, fez com que sócios do Clube não conseguissem adquirir bilhetes para o duelo, haja visto que o quantitativo de torcedores vinculados ao quadro social do Sport atualmente é de 25.079, conforme mostra o marcador no site oficial rubro-negro, atualizado regularmente. Do total de ingressos, aliás, aproximadamente 90% foram adquiridos de maneira online – exceção são os bilhetes de sócios proprietários e proprietários de cadeiras centrais, cujo direito lhe são reservados pela propriedade do assento. Por fim, o Clube reitera integral alinhamento junto ao Governo de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Grupo de Trabalho (GT) específico para jogos e, ainda, com o Batalhão de Choque; inclusive já estabeleceu contato com os respectivos órgãos acerca de quaisquer dúvidas e informou o aumento da segurança privada, a fim de assegurar e tranquilizar acerca da realização da partida dentro da mais natural normalidade, como é de praxe.

Nota da Federação Pernambucana de Futebol:
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) informa que colocou de plantão uma equipe de trabalho envolvendo, inclusive, assistente social da FPF para acompanhar e monitorar qualquer torcedor que, porventura, seja vítima de alguma agressão ou similar. Na oportunidade, a FPF agradece ao Governo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar e o apoio incondicional de suas ações. Vale salientar, que os órgãos públicos, estão trabalhando de forma que garantam a segurança de cada torcedor. Todos os envolvidos e os seus responsáveis são pessoas de extrema competência. A Federação Pernambucana de Futebol registra que equivocadamente se relatou ou mencionou que os assistentes que estão a trabalhar pela federação seriam da PMPE quando são particulares da federação.