França tacha primeira-ministra italiana como "incapaz" devido sua política migratória
Mais de 36 mil pessoas chegaram neste ano à Itália via Mediterrâneo
O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, indicou nesta quinta-feira (4) que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, "é incapaz de resolver os problemas migratórios" de seu país, que registra chegadas recordes através do Mediterrâneo.
Ele pontuou que a gestão de "Meloni, governo de extrema direita eleito pelos amigos de Marine Le Pen (líder de extrema direita na França), é incapaz de resolver os problemas migratórios para os quais foi eleita".
Darmanin foi questionado na rádio RMC sobre as declarações do presidente do partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional (Rassemblement National, RN), Jordan Bardella, sobre a situação de imigração na fronteira franco-italiana.
"Sim, há um fluxo de migrantes e, em particular, de menores" no sul da França, reconheceu o ministro do Interior, culpando a Itália.
"A verdade é que na Tunísia existe uma situação política que faz com que muitas crianças se desloquem para a Itália, e a Itália é incapaz de gerir esta pressão migratória”, sublinhou.
De acordo com o Ministério do Interior italiano, mais de 36 mil pessoas chegaram neste ano à Itália via Mediterrâneo, contra cerca de 9 mil no mesmo período de 2022.