SENSORES INTELIGENTES

Neoenergia intensifica combate ao furto de energia elétrica em Pernambuco

Quantidade de energia desviada seria suficiente para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas durante 30 dias

De acordo com a empresa, foram identificadas em média 324 ligações clandestinas diárias na rede nos últimos três meses - Divulgação

A distribuidora de energia elétrica Neoenergia Pernambuco divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2023, destacando o combate aos furtos de energia. De acordo com a empresa, foram identificadas em média 324 ligações clandestinas diárias na rede de distribuição em Pernambuco, totalizando mais de 33 mil inspeções realizadas e 37 milhões de quilowatt-hora recuperados. Essa quantidade de energia seria suficiente para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas durante 30 dias.

Para alcançar esses resultados, a Neoenergia Pernambuco adotou soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes, além de realizar inspeções e regularização de clientes. A empresa ainda promoveu a substituição de 37 mil medidores de energia elétrica por novos, mais modernos e eficientes, e implantou novos padrões de rede e a substituição de equipamentos para a blindagem de redes. “Nosso trabalho tem como finalidade regularizar clientes para que eles comecem a consumir de forma regular, com segurança, sem interferir na qualidade de distribuição de energia elétrica”, afirmou o supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

A distribuidora reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro e representa riscos de acidentes graves. Dos consumidores encontrados furtando energia, mais de 16 mil foram regularizados e passaram a ser clientes da distribuidora. Apenas aqueles que se recusaram a serem regularizados ou que a residência não oferecia segurança para a instalação do medidor, permaneceram desligados.

A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba, além de ser responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. A área de concessão da empresa é de 98,5 mil quilômetros quadrados e conta com 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes). Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.