ator

De esteira antigravitacional a terapia de compressão: entenda o tratamento de Jeremy Renner

O intérprete do "Gavião Arqueiro", da Marvel, usou o Instagram para mostrar alguns dos equipamentos que usa em sua recuperação, quatro meses após ser imprensado por veículo limpa-neve

Jeremy Renner posta sua foto no hospital - Reprodução / Instagram

Jeremy Renner, de 51 anos, segue em tratamento para se recuperar do grave acidente que sofreu em janeiro deste ano, no quintal de casa, em Reno, nos EUA. O "Gavião Arqueiro" da Marvel teve o lado direito do peitoral afundado e a parte superior do tronco esmagada, ao ser atropelado por um veículo limpa-neve de seis toneladas. Em seu Instagram, o ator mostrou alguns dos equipamentos que tem utilizando, como uma esteira antigravitacional, o estimulador de crescimento ósseo e a terapia de compressão.

Esteira antigravitacional

Neste vídeo, Jeremy aparece andando em uma esteira antigravitacional. Desenvolvido por engenheiros da NASA para ajudar no treino de astronautas, o equipamento consegue retirar até 80% do peso do corpo durante os exercícios, simulando um ambiente espacial. Assim, a esteira é indicada para quem se recupera de lesões, fraturas ou cirurgias na coluna ou membros inferiores. No caso de Renner, ele passou por uma cirurgia após sofrer trauma torácico e lesões ortopédicas.

Estimulador de crescimento ósseo

"Tentando de tudo", disse o ator em foto, mostrando como usa um estimulador de crescimento ósseo em sua perna. Esse dispositivo tem o objetivo de estimular a cicatrização natural e não invasiva de fraturas, enviando pulsos de baixo nível de energia eletromagnética para o local da lesão.

NICE1

Renner também compartilhou uma foto em que aparece usando o "NICE1", um aparelho com sistema inovador de "terapia de compressão". Além da compressão, o aparelho também tem uma "terapia fria" sem o uso de gelo. Ele é ideal para atletas profissionais de esqui e snowboard como uma ferramenta "para ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente após a cirurgia, pós-lesão e pós-treino".

Por fim, o artista também publicou vídeo com sua rotina de aquecimento no feed de seu Instagram, escrevendo:

"Atualização: Eu decidi passar pela dor do progresso (esta tíbia maldita tíbia quebrada) e pegar novas peças para um pequeno test drive. O corpo é milagroso.... Mesmo que eu me sinta como o Homem de Lata, precisando de óleo para todas as minhas novas articulações (quadris, joelhos, tornozelos, tíbia etc ). Encorajado para prosseguir após este aquecimento.

O acidente

No acidente, Renner quebrou mais de 30 ossos e sofreu lesões graves no torso e nas pernas. Ele estava em estado crítica e teve que ser levado às pressas em um helicóptero para um hospital, logo sendo submetido a uma cirurgia. O ator ficou cerca de duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até poder continuar o processo de recuperação em casa.

Dias após o incidente, o Departamento do Xerife do Condado de Washoe divulgou atualizações do caso, com a informação de que o próprio Renner estava dirigindo o limpa-neve, mas saiu dele para ajudar o sobrinho, que estava preso na neve. Ao tentar voltar para o veículo, o artista foi jogado para baixo e esmagado.

Recuperação total do ator pode levar dois anos

A recuperação total de Jeremy Renner pode levar "dois anos", de acordo com amigos próximos do ator. Depois de duas semanas internado em um hospital, ele seguiu com o tratamento de casa.

Em entrevista ao jornal britânico "The Independent", amigos de Renner explicaram que a estrela da Marvel talvez "demore anos para se recuperar" completamente. "Os médicos tendem a espaçar as operações para dar tempo ao processo de cura natural do corpo, e esse é o caso aqui", disse uma fonte.