Saúde

Recife tem Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (6); veja quem pode receber o imunizante

Além das mais de 150 salas, haverá 14 postos volantes na cidade

Vacina - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com mais de 150 salas abertas e 14 polos volantes espalhados pela cidade, Recife terá o Dia D da vacinação contra a Influenza neste sábado (6). Poderão ser vacinados contra a gripe os grupos prioritários - confira ao longo do texto quais são - da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza.

Os mais de 150 postos funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Clique aqui para conferir a lista completa dos postos.

Neste dia, também será oferecida, em alguns endereços, vacina contra Covid-19 para toda a população a partir de 6 meses e feita a atualização de cartão de vacina para as crianças menores de 1 ano.

Poderão ser vacinados contra gripe os seguintes grupos:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),
- trabalhadores da saúde,
- gestantes,
- puérperas,
- professores do ensino básico e superior,
- idosos com 60 anos ou mais,
- profissionais das forças de segurança e salvamento,
- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
- pessoas com deficiência permanente,
- caminhoneiros,
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso,
- trabalhadores portuários,
- profissionais do sistema prisional e socioeducativo,
- população carcerária e
- jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Para se vacinar, a pessoa deve levar documento de identificação, o cartão SUS e a carteira de vacinação (esse último sendo obrigatório para as crianças menores de 1 ano).

Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem apresentar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

A Influenza
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

De acordo com o Programa de Imunização do Recife, 659.690 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, na capital pernambucana. A meta é vacinar pelo menos 90% dessa população. 

O imunizante desta campanha contra a gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), além das cepas H1N1 e o tipo B da Influenza. A vacina pode ser no mesmo momento que as demais, incluindo a da Covid-19.