Bolsonaro afirma que vai processar Lula por declaração sobre mortes na pandemia
Ex-presidente vai entrar com duas ações na semana que vem contra Lula
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que vai entrar com dois processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um deles, Bolsonaro reclama de ter sido responsabilizado por mortes na pandemia de coronavírus. Em outro, o ex-presidente se queixa de que Lula afirmou que ele teria uma mansão nos Estados Unidos.
"Na próxima semana entrarei com duas ações contra Luiz Inácio Lula da Silva. Uma criminal e uma cível. A primeira diz que das 700 milhões de mortes do Brasil, 300 milhões a responsabilidade é minha. São números absurdos, mas atingem minha honra", disse o ex-presidente.
Ele acrescentou:
"A outra diz que eu tenho nos Estados Unidos uma mansão de 8 milhões de dólares em nome de um assessor meu. Isso é um absurdo, ele não pode continuar falando mentiras a vontade e não ser incomodada por praticamente ninguém".
Nesta quinta-feira, em um evento em Salvador, Lula afirmou, sem provas, que o ex-presidente teria uma mansão nos Estados Unidos no valor de US$ 8 milhões em nome do seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.
Em outro momento do discurso, o presidente atribuiu a Bolsonaro a responsabilidade por milhões de mortes durante a pandemia. Segundo Lula, o governo anterior adotou uma conduta negacionista ao não respeitar a ciência.