Em grande fase, Sport celebra 118 anos neste sábado (13)
Dia será marcado por eventos na sede do clube, na Ilha do Retiro
Ilha do Retiro - Rafael Bandeira/SCR
Uma vez campeão brasileiro da Série A, uma da Copa do Brasil, uma da Série B, três da Copa do Nordeste e 43 vezes campeão do Campeonato Pernambucano. Estes são os principais títulos do Sport Club do Recife. Fundado em 13 de maio de 1905, por Guilherme de Aquino, o Leão completa 118 anos neste sábado. E diferente de outros aniversários recentes, talvez o de 2023 seja um dos mais felizes dos torcedores nos últimos anos.
Para os interessados em celebrar a data junto ao clube, o Sport divulgou a seguinte programação para este sábado. Às 6h, na sede rubro-negra, ocorre a tradicional Alvorada, com queima de fogos. Às 9h30, por sua vez, haverá Santa Missa em Ação de Graças no piso térreo, em frente à Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, às 11h, tem início a Sessão Solene do Conselho Deliberativo (CD), também na sede.
Na sequência, às 12h15, é a vez de cantar os parabéns para o Sport e entoar o Cazá Cazá, junto ao corte do bolo entre os presentes. Por fim, logo em seguida, ocorrerá a inauguração do restaurante Boi & Brasa, novo restaurante que fica anexo à sede da Ilha do Retiro. Segundo o clube, serão vendidas até 200 senhas, ao preço de R$ 120, que estão disponíveis para serem adquiridas na secretaria social, que funciona das 8h às 13h. Nas redes sociais, às 19h05 - hora que faz alusão ao ano de fundação da instituição -, o clube promete #OMaiorCazádoMundo, em movimento junto aos torcedores.
Na internet, os rubro-negros queriam uma comemoração mais ampla. Principalmente por conta do bom momento vivido pelo clube. São 71 gols no ano em 32 partidas realizadas. No recorte, 26 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Números que deixam o clube da Praça da Bandeira atrás apenas do Fortaleza, que marcou 76. Além disso, nesta temporada, os torcedores leoninos já comemoram o título do Campeonato Pernambucano, conquistado de forma invicta, ao derrotar o Retrô na decisão. Na Copa do Nordeste, o tetracampeonato ficou perto. Apesar de ter vencido o Ceará na Ilha, acabou ficando com o vice-campeonato ao sofrer o revés nos pênaltis.
Diante de tantas boas aparições, o Leão é o favorito a subir de divisão na Série B. Em três jogos disputados, venceu dois e empatou um. Já na Copa do Brasil, está nas oitavas de final. Na próxima quarta, recebe o São Paulo, na Ilha, buscando seguir vivo na luta pelo bicampeonato.
Em artigo publicado na Folha de Pernambuco, o presidente do clube, Yuri Romão, declarou que um dos principais objetivos no futuro próximo é recuperar a credibilidade do clube em território nacional. "Aos poucos, estamos recuperando a credibilidade e a respeitabilidade do Clube no cenário nacional e internacional. Um desafio que ainda precisará ser vencido nas diversas batalhas que teremos pela frente. Não queremos apenas que o Sport seja uma força no Estado. Ele precisa ser referência regional e nacional, para avançar e conquistar, também, o mercado internacional".