Coração transportado de helicóptero de João Pessoa ao Recife é transplantado em paciente no Imip
O coração foi transplantado em um homem de 30 anos, que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Um coração foi transportado de helicóptero da cidade de João Pessoa, na Paraíba, até o Recife, para o transplante de um paciente internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central da capital.
O órgão foi captado de um paciente que faleceu no Hospital de Emergência e Traumas Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no último sábado (13).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o transporte, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ocorreu assim que o órgão foi retirado. O trajeto durou 40 minutos.
O órgão saiu de João Pessoa ainda no sábado, às 16h24, e chegou ao bairro do Derby, na área central da capital, às 17h04. De lá, a equipe e o material captado seguiram de ambulância até o Imip, no bairro dos Coelhos.
O coração chegou ao destino final preservado e foi transplantado no paciente, um homem de 30 anos, que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da unidade de saúde.
De acordo com o Imip, o procedimento foi realizado com sucesso ainda no sábado. O quadro de saúde do homem contemplado com o coração é estável.
"O Imip informa que o paciente evolui bem após realização de transplante cardíaco. Devido à alta complexidade do procedimento, está internado na UTI, mas respira sem a ajuda de aparelhos", informou o hospital.