Futebol Internacional

Por vaga na final da Champions, aspecto mental será a chave para Inter x Milan; veja onde assistir

Além da vantagem no placar, Inter vive momento mais estável, enquanto Milan segue com incertezas

Com vantagem no jogo de ida, Internazionale pode perder por até um gol de diferença - MARCO BERTORELLO/AFP

Internazionale e Milan, protagonistas do Derby dalla Madonina, desta terça-feira (16), viveram ao longo desta temporada altos e baixos, oscilações até que naturais para clubes que estão lutando para retomar os protagonismos de anos atrás. A partir das 16h, no San Siro, os eternos rivais de Milão fazem o jogo de volta da semifinal da Champions League. Pelo lado milanista, além de adotar uma postura diferente, será necessário reverter o momento mental. O confronto terá transmissão da TNT Sports/HBO MAX e SBT.

Na partida de ida, a Inter mostrou sua face mais agressiva e copeira, vencendo com autoridade por 2x0. Em momentos de decisão, além dos aspectos técnicos e táticos, a força mental é um fator que define os grandes jogos. Entrar no terreno de jogo convicto e confiante é um passo a mais na busca da vitória.

Como chega a Inter?

É dessa forma que a Inter de Milão do técnico Simone Inzaghi vem encarando os jogos decisivos na atual temporada. Os Nerazzurris surgiram como potenciais adversários para o Napoli na disputa do Campeonato Italiano. Contudo, o time azul e preto mostrou seu lado menos centrado em muitos dos jogos ditos "pequenos" e deixou muitos pontos pelo caminho. Em algum momento da temporada, a Inter parecia caminhar até mesmo para ficar fora do G4 da Serie A. 

Contudo, esse mesmo time mostrou o lado mais competitivo e intenso nas grandes partidas. Primeiro time a vencer o Napoli no Campeonato Italiano, finalista da Copa da Itália, campeão da Supercopa italiana goleando o próprio Milan e agora com um pé em Istambul (palco da final da Liga dos Campeões) após amassar os maiores rivais na partida de ida.

Mesmo com a vantagem, a Inter não pode subestimar o adversário e precisa saber "jogar o jogo". "Amanhã temos que estar todos juntos. Sempre estivemos unidos com os nossos torcedores, nos bons e nos maus momentos. Precisamos da cabeça fria e o coração quente. É o que podemos fazer em jogos assim", afirmou Inzaghi.  

Em busca do fato novo

Por outro lado, ao Milan é necessário um fato novo, algo que retome a confiança da equipe comandada por Stefano Pioli. Depois do duro revés na última quarta-feira, o time rubro-negro voltou a tropeçar na liga italiana no último fim de semana, perdendo por 2x0 para o Spezia, equipe que briga ponto a ponto contra o rebaixamento. 

Para os Rossoneros, o provável retorno de Rafael Leão, atacante português e artilheiro da equipe juntamente com Giroud, com 13 gols, seja o fato novo que a equipe precise para conseguir produzir mais. Por característica, Leão é um jogador intenso, rápido e com faro de gol. Arma perfeita para tentar iniciar a remontada. 

Para Stefano Pioli, marcar primeiro no jogo de volta é fundamental. "Temos que ser equilibrados, compactos e jogar como uma equipe que pode vencer seus adversários. Sabemos da importância que o primeiro gol terá, não importa o minuto em que marcarmos", declarou técnico rossonero. 

Ainda sobre sair na frente, Sandro Tonali, meio campo do Milan enfatizou que um gol pode mudar a história do confronto. "No futebol, tudo muda quando você marca um gol. Devemos entrar em campo acreditando que podemos mudar as coisas se jogarmos como o Milan".  

A última vez que a Internazionale esteve na final da Champions foi em 2010, quando foi campeã sob o comando do português José Mourinho. Já o Milan amarga um pouco mais de tempo sem chegar em finais da Champions. Em 2007 foram campeões sob o comando de Carlo Ancelotti, atual campeão do torneio com o Real Madrid.