Clarice Lispector é celebrada em quadrinhos da Cepe; veja detalhes
Publicação da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) será lançada no próximo sábado (27), na Boa Vista
O Recife de Clarice Lispector - das décadas de 1920 e 1930 - vai ganhar versão em HQ a partir de citações e menções à obra da romancista ucraniana com o lançamento de "Pedra d'água", pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), neste sábado (27) no Hotel Central, Boa Vista, Centro da cidade.
Aberto ao público, o evento, marcado para as 17h, e que integra o selo Cepe HQ, traz a assinatura de Clarice Hoffmann (argumento, roteiro e pesquisa) e de Greg Vieira (ilustrações e capa).
Com 108 páginas, a obra é conduzida pela personagem Esther, pesquisadora hospedada no Hotel Central, de onde sai em busca do Recife que Clarice viu (e sentiu).
Praça Maciel Pinheiro, Rua da Imperatriz e Av. Conde da Boa Vista são alguns dos locais procurados por Esther, que percorre sobrados onde Lispector morou, refazendo caminhos e espaços por onde a escritora passou - ela morou no Recife dos 5 aos 14 anos de idade, até seguir com a família para o Rio de Janeiro.
E são exatamente as descobertas que perfazem a narrativa da HQ, que será pontuada por trechos de crônicas e referências a livros e contos de Clarice, a exemplo de "A Hora da Estrela", "Perto do Coração Selvagem" e "O Ovo e a Galinha".
Esther - Estrela
O nome Esther, a personagem que faz a narrativa da HQ, não foi escolhida à toa, já que remete ao livro "A Hora da Estrela".
Esther - que significa "estrela, o que está oculto"- veio sob inspiração da obra de Clarice publicada em 1977, horas antes da sua morte. A obra, que relata a vida de Macabeá, imigrante nordestina no Rio de Janeiro, lança reflexões sobre a condição humana.
Serviço
Lançamento da HQ "Pedra d'água", da Cepe Editora
Quando: Sábado (27), 17h
Onde: Hotel Central (Boa Vista)
Acesso gratuito
Av. Manoel Borba, 209, Boa Vista
Informações: 204-6046
Preço do livro: R$ 70