Alckmin diz que aprovação da urgência do arcabouço fiscal na Câmara mostra 'confiança' na proposta
Presidente em exercício afirmou ainda que conversas com partidos para cobrar fidelidade ajudou no resultado
O presidente da República em Exercício Geraldo Alckmin afirmou nesta quinta-feira que a aprovação da urgência para a votação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados demonstra "confiança" na proposta. Alckmin afirmou ainda que acredita que o mérito terá o mesmo apoio no plenário e que é possível aprovar "rapidamente" a ancoragem.
O presidente em Exercício voltou a defender a aprovação da Reforma Tributária após a término da discussão sobre o novo arcabouço fiscal. Alckmin tem defendido que a reforma ocorra ainda neste ano para não perder o timing da discussão.
-- Acho que nós podemos aprovar rapidamente a ancoragem e em seguida uma outra reforma estruturante, que é a Reforma Tributária, que eu tenho defendido que precisa encerrar essa votação neste ano. Temos que aproveitar sempre o primeiro ano para reformas mais estruturantes -- afirmou.
Alckmin deu as declarações após evento no Palácio do Planalto pelo Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com a aprovação da urgência da votação do arcabouço fiscal, o projeto não precisará passar por debates nas comissões e irá diretamente a plenário, quando o mérito do projeto será analisado. A urgência do projeto foi aprovada pro 367 votos favoráveis e 102 votos contrários.
Alckmin afirmou ainda que o "diálogo" com os parlamentares sobre a proposta do marco fiscal foi "importante", assim como o "convencimento". Lula determinou que fossem feitas conversas com partidos que comandam ministérios para cobrar fidelidade da base, após a derrubada de trechos do decreto do saneamento.
Até agora, o governo já se reuniu com o PSB, PSD e com o MDB. Todos as três legendas comandam ministérios e deixaram de entregar votos a favor do governo.
--Tudo ajuda. Acho que o diálogo é muito importante e o convencimento. Acho que a proposta foi bem elaborada.