LUTO

Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos vítima de câncer de pâncreas

Morte foi anunciada pelo companheiro de banda, Johnny Marr; grupo foi um dos mais influentes nos anos 1980

Andy Rourke, baixista do The Smiths - reprodução/Instagram

Sucesso na década de 1980, o baixista do grupo The Smiths, Andy Rourke, faleceu aos 59 anos, vvítima de câncer de pâncreas. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira, pelo guitarrista Johnny Marr, de 59. Juntos, os dois fizeram parte da banda britânica de rock The Smiths, um dos grupos mais influentes do gênero no século XX.

"Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas", escreve Marr no Twitter.

"Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs", acrescentou.

Os Smiths, de Manchester (norte da Inglaterra), foram formados em 1982 e se tornaram uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como "The Queen is Dead", de 1986.



Em uma batalha contra o vício em heroína e com dificuldades financeiras, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação do grupo em 1987.

Tempos depois, eles chegaram a um acordo, e a amizade de Rourke com Marr sobreviveu ao processo. Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019, ele apareceu em um programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.