Empurrada por torcida, recifense Cecília Costa faz bonito na Copa Feminina de Tênis
Pernambucana avança às oitavas de final após partida dramática, realizada no Recife
Centro das atenções da etapa do Recife da Copa Feminina de Tênis, a pernambucana Cecília Costa, de 17 anos, avançou às oitavas de final em grande estilo. A recifense, 1647ª do ranking, aproveitou o apoio da família e da torcida que lotou a quadra cental do Recife Tênis Clube para vencer a argentina Martina Roldan Santander, 1161ª do mundo, por 7/6(4) e 7/6(5) em confronto dramático que durou 2h16.
Cecília chegou a abrir 5/1 no 1º set, porém a rival reagiu e levou a disputa para o tiebreak, que teve a tenista recifense mais precisa no detalhe. Na 2ª parcial, a pernambucana correu atrás do prejuízo para reverter desvantagem de 2/5 com a ajuda da torcida. Com mais sangue frio, a brasileira finalizou o duelo no seu primeiro match point.
Cecília classificou como indescritível a sensação de ter a família por perto pela 1ª vez a assistindo em um evento profissional no Recife. “Fazia muito tempo que não tinha tanta gente torcendo por mim, foi maravilhosa a sensação. Era como se eu tivesse alguém me segurando nos momentos difíceis. A torcida foi essencial demais para mim e também para desestabilizar a minha adversária”, completou a pernambucana, que vai encarar a vencedora do confronto entre a norte-americana Sabastiani Leon, cabeça 3 e 854ª do ranking, e a paulista Catarina Melleiro, 1139ª do mundo.
Paulista também estreia com vitória
Ontem, a paulista Júlia Konishi, 2ª favorita, também estreou com vitória diante da conterrânea Helena Bueno por 6/0 e 6/4, em exatas 1h de partida. Konishi volta à quadra amanhã para desafiar a norte-americana Tara Malik, 1290ª, que passou pela argentina Rocio Daniela Merlo por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.
Cinco brasileiras avançaram à chave principal, após passagem pelo qualifying: Nicolly Ferreira, Bianca Bernardes, Mariana Gomes Sorrilho, Paola Dalmonico e Beatriz Guerra. A potiguar Beatriz, de 16 anos, é a segunda representante do Nordeste na chave principal e enfrenta a paraguaia Ana Paula De Los Ríos na rodada noturna da quadra central, hoje, a partir das 18h.
O 3º dia de competições começa às 10h30. Na quadra central do Recife Tênis Clube, a curitibana Geórgia Gulin, 920ª do ranking e 4ª favorita, faz sua estreia contra a compatriota Maria Carolina Turchetto, 1290ª, na partida que abre a programação.
Torneio de nível mundial
Renato Braga, proprietário do Recife Tênis Clube, agradeceu a oportunidade de receber um torneio de nível mundial e valorizou a participação feminina. "Um evento de nível mundial representa para qualquer cidade, estado, quanto mais para o nosso clube. A gente está muito agradecido e a competição tem muito a ver com a sinergia do clube com o público feminino, que está consumindo tênis", afirmou Renato.