RIO DE JANEIRO

Repórter da Folha de Pernambuco fará palestra na Academia Nacional de Medicina

Tema do evento será voltado para diversidade na atuação médica

Jaqueline Fraga, repórter da Folha de Pernambuco - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Academia Nacional de Medicina (ANM), situada na avenida General Justo, no Rio de Janeiro (RJ), receberá o evento “Equidade, diversidade e inclusão racial na força de trabalho médico” nesta quinta-feira (25). A repórter da Folha de Pernambuco, Jaqueline Fraga, será uma das palestrantes. As inscrições podem ser feitas no site www.anm.org.br.

O evento, que acontecerá das 15h30 às 20h, é voltado para alunos e profissionais da área de saúde. Haverá emissão de certificados para os participantes do formato presencial.

O tema da apresentação de Jaqueline Fraga, prevista para 16h, será “Demografia e Representatividade”. Ela comentou sobre como encarou o convite e a ligação pessoal que nutre com a tentativa de democratizar acessos dentro da sociedade.

“O convite teve um significado muito especial, ainda mais porque é para falar sobre um tema que me é muito caro, que é a representatividade. Sempre digo que nós, pessoas negras, precisamos nos ver nos mais diferentes espaços, justamente para que percebamos que esses espaços também são nossos e também nos pertencem. A medicina é um espaço ainda majoritariamente embranquecido, então esse debate é fundamental para que a gente atue em prol da equidade”, disse Jaqueline.

"Também me orgulha saber o alcance da reportagem especial que fiz em 2021 sobre a representatividade na área de saúde, onde pude contar a história de profissionais negros, e que no ano passado venceu o Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde. São conquistas que mostram a importância do jornalismo que fazemos na Folha de Pernambuco", acrescentou.

Conheça Jaqueline Fraga 

Além de repórter da Folha de Pernambuco, Jaqueline Fraga (@jaquefraga_) é escritora  e administradora, com MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. 

Ela também é autora do livro-reportagem "Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho", uma obra finalista do Prêmio Jabuti, menção honrosa do Prêmio Maria Firmina de Literatura e do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo e cuja série de reportagens venceu o Prêmio Antonieta de Barros Jovens Comunicadores Negros e Negras.

É também autora do livro "Movendo as Estruturas" e do "Big Gatilho, um livro de poemas inspirado no BBB 21", além de coautora do livro "Cartas para Esperança". 

É idealizadora do Festival Pernambucano de Literatura Negra, evento que busca evidenciar a literatura produzida por autoras e autores negras e negros.

Também atua como colunista e coordenadora da “Coluna Negras Que Movem” publicada no Portal Geledés - Instituto da Mulher Negra, além de colaborar como colunista no Portal UOL.