Após derrotas no Congresso, Marina diz que Brasil vive momento difícil na pauta ambiental
Ministra criticou a perspectiva de esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil vive um momento difícil na pauta ambiental e reforçou que a eleição do presidente Lula representa um contraponto à gestão ambiental do governo Bolsonaro.
— Estamos vivendo um momento difícil. Esse é o momento das árvores fortes se colocarem na frente para proteger o que é essencial — disse na posse do Presidente do ICMBio, Mauro Pires. Segundo ela, a posse de Pires só foi possível com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.
Ontem, a ministra havia criticado a retirada da responsabilidade da demarcação de terras indígenas do Ministério dos Povos Indígenas para o da Justiça, bem como a perspectiva de esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente.
A ministra também vem defendendo a atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), por meio do presidente Rodrigo Agostinho, atualmente alvo de críticas do Congresso e de autoridades do Norte do país, após o instituto vetar a exploração de petróleo no Foz do Amazonas.