SAÚDE

Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco realiza duplo transplante inédito 

A estratégia para a realização dos procedimentos teve, ao todo, 23 horas de trabalho

Os pacientes receptores estão clinicamente bem - Ed Machado/Folha de Pernambuco

Na quarta-feira (24), o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) efetivou um inédito duplo transplante, com órgãos destinados a instituições públicas e universitárias.

Foram realizados procedimentos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), com transplante de fígado, e no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), com transplante de coração, captados de um único doador do Hospital da Restauração (RH).

“Os procedimentos são importantes por serem hospitais públicos e universitários, que têm a missão de tratar a população e ensinar os futuros profissionais de saúde”, destacou o superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, Gustavo Trindade.

A estratégia para a realização dos procedimentos teve 23 horas de trabalho das equipes multiprofissionais e o envolvimento de praticamente todas as áreas dos hospitais. 

“Mais uma vez a nossa equipe de saúde se destaca em ações pioneiras, como a realização do transplante cardiológico 100% SUS, efetivado no Procape em 2023. Gostaria de parabenizar os servidores da UPE, que possuem participação em cada conquista para a população”, destacou a professora e reitora da UPE, Socorro Cavalcanti. 

Os pacientes receptores estão clinicamente bem, dentro do esperado para o período de pós-operatório.