América do Sul

Maduro ignora críticas e diz que "Consenso do Brasil" abrirá nova etapa de integração

Presidente da Venezuela exaltou reunião promovida pelo presidente Lula e diz que minuta do encontro se chamará "Consenso do Brasil"

Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, com o presidente do Brasil, Lula - Evaristo Sá / AFP

O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, afirmou na noite desta terça-feira, após o encontro com líderes sul-americanos em Brasília, que a região entrará em uma nota etapa de integração, após a assinatura do documento que foi batizado como "Consenso do Brasil".

- Debatemos e chegamos a um importante consenso, o Consenso do Brasil, é o nome do documento aprovado. Importante consenso para um ponto de partido novo, para uma nova etapa. O mundo está mudando e avançando rapidamente para ser um mundo multipolar, e a América do Sul não pode ficar atrás - afirmou.

Segundo o líder venezuelano, a reunião no Brasil teve visões diferentes pelos diversos presidentes, mas o mais importante é que houve espaço para diálogo e respeito a ideias a visões políticas contrárias:

- Sempre com a diferença de critérios e de propostas de ideias, mas o mais importante é que houve debate e um diálogo com muita tolerância e franqueza para ser aprovada uma minuta, uma declaração proposta pelo presidente Lula que recorre aos temas prioritários de uma nova etapa.