PERNAMBUCO

Com festa, Hemope inicia Campanha de São João por aumento no número de doações

Segundo o Hemope, o estoque de sangue está crítico nos tipos O-, A-, B-, O+, A+ e B+

Hemope inicia Campanha de São João por aumento no número de doações - Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Com o intuito de aumentar o número de doações de sangue no Recife, o Hemope dá início, nesta quinta-feira (1º), à campanha “Pernambucano de coração curte o São João e não esquece sua doação”. Para a abertura da campanha, a instituição promoveu um evento festivo no com quadrilhas juninas e apresentações musicais. 

Segundo o Hemope, o estoque de sangue está crítico nos tipos O-, A-, B-, O+, A+ e B+. A campanha, que explora a temática das festas juninas, tem como objetivo incrementar as doações em cerca de 30%, o equivalente a cem bolsas de sangue a mais por dia, para garantir estoque a fim de atender a demanda transfusional das Unidades Hospitalares. 

No Hemocentro Recife, no Bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana, uma festa marcou o início da campanha na manhã desta quinta (1º). O evento contou com apresentações da Quadrilha Junina Raio de Sol e dos cantores Cirlene Menezes, Amauri Nascimento e Cesar Amaral.

Para Jô Gomes, supervisora de captação do Hemope, a campanha visa chamar a atenção de pessoas que ainda não são engajadas nas doações de sangue. "É um São João solidário. A gente busca lembrar à população que a festa está acontecendo, já começou em todo o estado, e que precisamos, nesse período, manter os estoques de sangue para os hospitais, para as principais emergências e para pacientes crônicos que necessitam do sangue em seus tratamentos", disse. 

A estratégia de associar uma das principais manifestações culturais de Pernambuco ao apelo por doações, segundo o cantor Amauri Nascimento, que participou da ação, é uma decisão acertada da Fundação Hemope. "A gente precisa ter mais estoque de sangue. Não sabemos o dia de amanhã; em algum momento um amigo nosso, algum familiar, ou nós mesmos podemos precisar, entãio é muito importante. Me sinto feliz em estar envolvido com essa causa", comentou o artista.
 

O assistente administrativo Gerson de Sousa, 53, compareceu à sede do Hemope nesta quinta (1º) para doar sangue pela primeira vez. A ideia inicial, segundo ele, é ajudar um amigo que precisa de doações; no entanto, Gerson admite que deve seguir doando. "Vou continuar doando. Essas ações, como a do São João, são muito boas para convencer as pessoas que doar sangue é importante", afirmou. 

Como doar
De acordo com o Hemope, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenham começado a doar antes dos 60 anos), além de boas condições de saúde, pesando mais de 50 kg. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg.

Ainda, é preciso estar com o sono em dia (tendo dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), estar alimentado e portar documento com foto (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O Hemope funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive em feriados.