Futebol

Messi, Benzema, Kante: veja jogadores que devem estar livres no mercado após o fim da temporada

Atletas foram sondados por clubes que disputam o campeonato da Arábia Saudita

Lionel Messi teve a saída confirmada do PSG na última semana - Divulgação/PSG

Com a chegada do fim da temporada europeia, o mercado de transferências começa a aquecer. Os craques Lionel Messi e Karim Benzema anunciaram, no último fim de semana, que deixarão o PSG e Real Madrid, respectivamente, e parecem estar abertos para negociações. Segundo a AFP, representantes sauditas estão neste momento em Paris e Madrid para tentar fechar os acordos com os atletas.

Diante deste cenário, o GLOBO listou jogadores que devem estar livres no mercado após o fim da temporada:

Messi

Eleito sete vezes melhor jogador do mundo, Lionel Messi está de saída do Paris Saint-Germain após duas temporadas. O clube confirmou a despedida do craque em postagem nas redes sociais no último sábado, pouco antes da derrota por 3 a 2 para o Clermont, pela última rodada do Campeonato Francês. O destino do craque ainda não foi definido. Segundo a AFP, a contratação de Messi é definida como prioridade para clubes do Campeonato da Arábia Saudita.

O PSG escreveu que “deseja, com certa emoção, muitos mais sucessos ao Leo para o resto da carreira” e publicou um vídeo como forma de agradecimento ao jogador.

— Obrigado ao clube, à cidade de Paris e aos seus habitantes por estes dois anos. Desejo-lhes o melhor para o futuro — disse Lionel Messi, em comunicado oficial do PSG.

O melhor jogador do mundo, que vai completar 36 anos em junho, foi anunciado pelo PSG, em agosto de 2021, como um “novo diamante em Paris”. O argentino chegou ao clube com um contrato de dois anos, até 2023, renovável por mais um, e trouxe consigo muita expectativa de resultado nos campos.

O craque conquistou duas vezes o Campeonato Francês, levantou também um troféu da Supercopa da França e igualou Daniel Alves como o jogador com mais títulos na história do futebol mundial.

No entanto, o argentino recebeu críticas da torcida do PSG pelo desempenho na Champions League, onde terminou com quatro gols e quatro assistências. Ele não conseguiu ajudar o clube nos dois jogos que culminaram na eliminação para o Bayern, nas oitavas.

O jogador também se envolveu em uma viagem polêmica à Arabia Saudita em maio. Ele teria faltado a um treinamento do PSG para cumprir compromissos profissionais no Oriente Médio. Segundo a imprensa francesa, o argentino faria a viagem, já adiada duas vezes, em meio a uma folga prometida pelo técnico Christophe Galtier em caso de vitória sobre o Lorient.

Entretanto, o clube perdeu a partida e a folga foi cancelada. Com isso, a rotina de treinamento foi retomada normalmente e o jogador faltou ao compromisso com a equipe. A ausência teria surpreendido o elenco e pôs em xeque o casamento entre Messi e o PSG. A renovação de contrato, antes difícil, ficou ainda mais distante.

Nesta segunda-feira, o jornalista espanhol Toni Juanmartí registrou o momento em que Jorge Messi, pai do argentino, chegou na casa do presidente do Barcelona, Joan Laporta para discutir um possível retorno do melhor do mundo ao clube catalão. O pai de Messi afirmou que o jogador "adoraria voltar" e relatou que esta é a "opção preferida" do craque.

— Não sabemos se ele vai voltar ao Barcelona. Ele adoraria voltar, seria sua opção preferida. Não sabemos de nada, já veremos. Tomaremos uma decisão em breve, precisamos conversar sobre um monte de coisas — afirmou Jorge Messi quando deixou o local.

Benzema

O Real Madrid anunciou no último domingo o fim do vínculo com o atacante francês Karim Benzema após 14 temporadas. O atual melhor jogador do mundo chegou ao clube espanhol em 2009 e se despediu com o único gol do time, que empatou com o Athletic Club, no domingo, na última rodada do Campeonato Espanhol.

Durante sua passagem pelo Real Madrid, o camisa 9 disputou 647 partidas — o quinto que mais vestiu a camisa merengue —, marcou 354 gols — o segundo maior artilheiro da história do clube —, e conquistou 25 títulos.

Em comunicado, o clube classificou a trajetória do jogador como “brilhante” e “inesquecível”. Além disso, o Real disse querer “mostrar seu agradecimento e todo o carinho a quem é uma de nossas maiores lendas”.

A tendência é que Karim Benzema aceite uma proposta do Al-Ittihad, atual campeão da Arábia Saudita. Segundo a imprensa europeia, o atacante francês ganharia 100 milhões de euros por ano (cerca de R$ 531 milhões, na cotação atual) para jogar no país do Oriente Médio.

Representantes sauditas estão neste momento em Madrid para tentar fechar o acordo com o jogador, aponta a AFP.

Modric

O meio-campista Luka Modric pode seguir os passos de Cristiano Ronaldo e trocar o campeonato espanhol pelo da Arábia Saudita. Segundo o jornal Ok Diario, o croata, que está no Real Madrid desde 2012, recebeu uma proposta irrecusável de um clube da região, que não foi revelado.

De acordo com o portal, a oferta dos sauditas seria para Modric ganhar 120 milhões de euros líquidos por três temporadas (cerca de R$ 632 milhões, na cotação atual). O veículo também aponta que o atleta já comunicou o clube espanhol de que irá aceitar a proposta.

A diretoria do Real Madrid ainda avaliava se Modric fazia parte dos planos para a próxima temporada e dois fatores eram fundamentais para a decisão da diretoria: o primeiro é que o Real não chegaria aos números oferecidos pelos árabes, e o segundo é que há algumas dúvidas sobre se o croata pode jogar com a mesma frequência nos anos seguintes.

O jornal aponta que mesmo após a diretoria ter deixado de lado as dúvidas que tinham no atleta, o jogador decidiu não renovar com o time espanhol. Isso teria acontecido após Modric ter dado sua palavra de que seguiria na equipe por pelo menos mais um ano.

Kanté

Após protagonizar o maior gasto com transferências em uma janela na Europa, o Chelsea preparou uma “barca de negociáveis” visando enxugar o seu elenco. Com isso, o volante francês N’Golo Kanté, de 32 anos, não deve permanecer nos blues na próxima temporada.

Segundo o jornalista espanhol Rudy Galetti, representantes do clube saudita Al-Ittihad vão se deslocar até Londres para acertar a contratação do jogador. O contato entre as partes estaria "bem encaminhado" e o objetivo é chegar a um acordo o mais rápido possível.

Tendo chegado ao clube em 2016, após ajudar o modesto Leicester a conquistar a Premier League, Kante se tornou um dos ídolos do Chelsea, participando das conquistas da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes em 2021.

Di María

O clube italiano Juventus deve passar por renovação no elenco na próxima temporada e o meia argentino Angel Di Maria parece estar de saída. Com isso, o jogador de 35 anos ficará livre no mercado para assinar com outro time sem custos. Segundo a AFP, autoridades sauditas negociam a contratação do atleta.

Firmino

O Liverpool oficializou em maio a saída do atacante brasileiro Roberto Firmino ao fim da atual temporada. Disponível para outros clubes, o jogador também figurou na lista de alvos da Saudi Pro League para a próxima temporada, segundo a AFP.