Irã reabre embaixada na Arábia Saudita após sete anos de ruptura diplomática
A reconciliação entre esses dois pesos-pesados do Oriente Médio foi selada em acordo com mediação da China
O Irã reabriu sua embaixada na Arábia Saudita nesta terça-feira (6), na esteira do acordo alcançado em março entre os dois países para retomar as relações diplomáticas, sete anos depois de sua ruptura.
A monarquia do Golfo rompeu relações com a República Islâmica em 2016, depois que manifestantes iranianos atacaram missões diplomáticas sauditas em protesto contra a execução de um influente clérigo xiita.
A reconciliação entre esses dois pesos-pesados do Oriente Médio foi selada em um acordo fechado em 10 de março, com mediação da China.
A abertura se deu com uma cerimônia oficial nesta terça nas instalações da embaixada no bairro diplomático de Riade, observou um jornalista da AFP no local.
Estiveram presentes o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Alireza Bigdeli; o encarregado de negócios Hasan Zarnegar; e o diretor de assuntos consulares do Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Ali al Yussef.
Segundo a imprensa iraniana, a missão diplomática de Teerã será liderada por Alireza Enayati, que ocupou o cargo de vice-chanceler e de embaixador no Kuwait.
A Arábia Saudita ainda não anunciou a data de reabertura da sua embaixada, nem o nome de seu futuro representante.