famosos

Preta Gil terá "dois meses de pausa" antes de cirurgia para retirada de câncer; entenda

Após encerrar tratamento com radioterapia, cantora terá dias de repouso antes de ser submetida ao procedimento para retirada do tumor

Preta Gil, cantora - Reprodução/Instagram

A cantora Preta Gil encerrou, na última terça-feira (6), uma importante parte do tratamento contra o adenocarcinoma, câncer que acomete segmentos do trato digestivo, incluindo o intestino grosso. Após realizar a última sessão de radioterapia — tratamento que ela vinha fazendo desde abril —, a artista de 48 anos terá "dois meses de pausa", a partir desta quarta-feira (7), como a própria explica, para então ser submetida à chamada "cirurgia curativa".

Preta Gil foi diagnosticada, em janeiro deste ano, com a doença, que se desenvolveu na porção final do intestino, como explicaram os médicos responsáveis por seu tratamento. De março para cá, a cantora foi submetida a sessões de quimioterapia e radioterapia, que tinham por objetivo destruir o tumor e impedir que as células doentes se multiplicassem. Agora, ela aguarda a realização da cirurgia que visa remover completamente o tumor.

"Acabou a radioterapia. Agora são dois meses de pausa. E aí vem a cirurgia. E a cura virá", celebrou Preta Gil, por meio de um vídeo publicado em sua conta no Instagram. No post ela acrescenta que "venceu mais uma batalha" e agradece o trabalho de médicos responsáveis por seu tratamento, além do apoio de amigos e colegas.

Na última terça-feira (6), a cantora fez um desabafo no programa "Mais você", da TV Globo, em entrevista a Ana Maria Braga. "Chega uma hora que a gente não é guerreira e não está bem. E tudo bem. É importante a gente se permitir vivenciar todos os sentimentos que essa doença traz. É muito medo, ansiedade, muita expectativa", emocionou-se ela.

"Essa doença não é uma sentença de morte. A gente tem que valorizar muito a vida. Ter fé e entender que os amigos, a família curam a gente", afirmou Preta, que incentivou os espectadores a realizarem, sempre que possível, exames preventivos, como a colonoscopia.