Várias vítimas em explosão em fábrica do grupo químico BASF na Alemanha

Explosão, seguida de incêndios, foi registrada durante obras em um sistema de tubulação

Danilo Cabral é deputado federal pelo PSB - Arquivo FolhaPE

Várias pessoas estão desaparecidas e outras ficaram feridas em uma explosão registrada nesta segunda-feira em uma fábrica do grupo químico BASF em Ludwigshafen, no oeste da Alemanha, segundo as autoridades e a empresa.

"A explosão, seguida de incêndios, foi registrada durante obras em um sistema de tubulação", indicou o grupo alemão em um comunicado, informando, assim como a cidade de Ludwigshafen, sobre "várias pessoas feridas e outras ainda desaparecidas".

As causas do acidente ainda não foram determinadas, e a BASF pediu às pessoas que vivem perto do local que "evitem permanecer no exterior e mantenham as portas e janelas (de suas casas) fechadas".

A polícia local informou sobre um grande incêndio na fábrica e imagens divulgadas nas redes sociais mostravam uma espessa coluna de fumaça preta se elevando acima do porto fluvial da cidade. Os bombeiros utilizavam um barco em seus trabalhos, segundo a prefeitura.

Em sua conta do Twitter, a cidade anunciou que alguns habitantes se queixavam de irritação das vias respiratórias.

A fábrica de Landeshafen Norte, onde a explosão foi registrada, trata gases, líquidos inflamáveis e gases liquefeitos, segundo a agência alemã DPA.