Literatura

Mário Hélio é eleito novo imortal da Academia Pernambucana de Letras

Novo acadêmico ocupará cadeira que pertencia ao teatrólogo Reinaldo de Oliveira

Mário Hélio Gomes - Malu Didier/Fundaj

O escritor e jornalista Mário Hélio Gomes de Lima foi eleito, nesta segunda-feira (12), para a Academia Pernambucana de Letras (APL). O novo imortal ocupará a cadeira de número 24, no lugar do médico e teatrólogo Reinaldo de Oliveira, que morreu em 2022. 

A cadeira que o novo acadêmico passa a ocupar tem como patrono Joaquim Nabuco. A eleição ocorreu na sede da APL, localizada no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. 

Mário Hélio tem 58 anos e é paraibano, natural da cidade de Sapé. Ele é mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
 

O escritor tem 12 livros publicados, incluindo “O Recife melhor do que Paris” e “Cícero Dias - uma vida pela pintura”. Além de repórter e colunista de literatura, ele foi curador literário da Fliporto, coordenador-geral da Editora Massangana e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco. 

Mário Hélio foi recentemente convidado para trabalhar como superintendente na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ele passou a coordenar e editar o Suplemento Cultural do Estado e a revista Continente, da qual foi fundador.