Após reunião com Paes, Lula decide limitar voos do Santos Dumont
Segundo o prefeito do Rio, Lula aceitou a proposta de só ter voos do Santos Dumont para Brasília e Congonhas
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta quarta-feira (14) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a proposta de limitar os voos do aeroporto Santos Dumont para favorecer o Galeão. Com a decisão, só haverá voos do aeroporto da região central do Rio para Congonhas, em São Paulo, e Brasília. Todos os outros destinos nacionais sairão do Galeão.
Integrantes do governo confirmaram que a proposta de Paes foi aceita pelo presidente. A implantação da limitação não será imediata. Há necessidade de notificar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O próprio Paes alertou que o fim dos voos do Santos Dumont para outras cidades brasileiras vai demorar porque há passagens vendidas. Ele estima que isso só acontecerá em janeiro.
Paes se reuniu com Lula e os ministros dos Portos e Aeroportos, Márcio França, e da Casa Civil, Rui Costa, no Palácio do Planalto.
– O que pedi a ele (Lula) é aquilo que a gente vinha pedindo ao governo desde o início, pedi no governo Jair Bolsonaro, mas não foi atendido. E hoje é o presidente que vai fazer. A partir daí a gente vai decidir data, mas o Aeroporto Santos Dumont passará a ser somente para ponte-aérea Rio-São Paulo, ou seja, Rio-Congonhas, e Rio-Brasília. E o Aeroporto Internacional do Rio volta a receber os voos domésticos que sempre teve, o que permite que o Galeão seja um hub internacional.
O prefeito do Rio ainda disse que deixou uma proposta de portaria redigida sobre o tema com Lula. Paes também a anunciou que o presidente aceitou dentro do pacote proposto que não seja mais possível aos passageiros fazerem check-ins de voos internacionais no Santos Dumont. Apesar de não ter voos diretos para o exterior, hoje o passageiro pode despachar bagagens e fazer conexões para cidades de fora do país a partir do aeroporto da região central do Rio.
— Passamos a limitar os voos internacionais do Santos Dumont. O sujeito fazer o seu check-in no Santos Dumont não vai mais ser possível.