Festejos Juninos

Famílias aproveitam o domingo pré-São João para curtir o arraial do Bairro do Recife

A Avenida Rio Branco recebe recifenses e turistas neste domingo (18)

Recife Junino, no Bairro do Recife, atrai turistas e famílias neste domingo - Ed Machado/Folha de Pernambuco

A capital pernambucana já está tomada pela atmosfera junina. Neste domingo (18) de pré-São João, muitas famílias aproveitam o dia de folga para curtir o bom e velho forrozinho pé de serra no Bairro do Recife, onde este ano foi instalado um novo polo dos festejos.

Durante o fim da manhã, enquanto passeavam pela Avenida Rio Branco, recifenses e turistas comentaram o encanto com que enxergavam a cidade cenográfica montada no local. Tem barraquinhas, sala de reboco e muita animação no novo arraial.

A técnica de prevenção Clara Beltran, de 36 anos, que atualmente mora na Espanha, voltou ao Recife para curtir a temporada junina.

“Estou muito no clima, desfrutando muito. Estou achando lindo, toda decoração, tudo bem preparado, tudo bem cuidado, estou ficando aqui feliz em como estou vendo a minha cidade, na verdade. Faz muito tempo, 18 anos, que eu não passo o João aqui. Então, vamos aproveitar tudo que a gente pode. Toda hora, todo dia”, contou, entusiasmada.

Ela veio acompanhada do marido, Guillermo Jimenez, que é colombiano. “Eu trouxe ele para conhecer as raízes pernambucanas, nordestinas. E nada melhor para isso do que as festas juninas, né?”, comentou.

O colombiano Guillermo Jimenez e a esposa recifense Clara Beltran - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Turista, ele também estava muito empolgado por curtir o São João no Recife. “Eu gosto muito de São João. Do Recife Antigo também estou gostando muito”, disse. 

A advogada pública Taciana Nilo, 38, levou os filhos Eduardo, de 4 anos, e Clara, de 2, para aproveitar o domingo junino no Bairro do Recife. Os pequenos, aliás, estavam já no clima do São João com as roupas em xadrez e quadriculadas.

"A gente é um estado tão rico culturalmente e eu tento sempre levar eles para mostrar a nossa cultura. Estou achando o polo aqui no Recife Antigo maravilhoso. Eu acho que a nossa cidade tem um potencial incrível e eu fico muito feliz quando vejo esse potencial bem explorado”, pontuou. 

Taciana Nilo e os filhos Eduardo e Clara - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A analista financeira Jézica do Monte, 49, mãe de Ícaro, 9, e a irmã e pedagoga Andrezia do Monte, 45, mãe de Lara, de 5 anos, fizeram um programa em família.

“A gente veio dar uma olhadinha aqui, conhecer. É o primeiro ano que está tendo isso aqui e a gente veio com as crianças para aproveitar o domingão”, comentou Jézica.

“Eu estou achando maravilhoso, lindo, organizado. Eu tinha visto pelas redes sociais, aí me chamou atenção e eu vim trazer as crianças para aproveitar e tirar umas fotos”, completou Andrezia sorrindo.

As irmãs Jézica do Monte e Andreia do Monte com os respectivos filhos Ícaro e Lara - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Quem também aproveitou o dia para entrar no clima do São João foi a médica Carolina Monteiro e o marido, Adriano Times Neto, ambos de 32 anos. Eles levaram os filhos Arthur, de 4 anos, e Alice, de 2, para curtir o dia no Arraial da Rio Branco.

“ A gente trouxe eles para ver a decoração do São João, as barraquinhas, as atrações. Achamos importante essa parte cultural, para as crianças já desde pequenininhos começarem a valorizar a nossa cultura, os nossos valores. Eu acho que tem que participar e acho que o São João é a cara do Nordeste”, comentou Carolina. 

Carolina Monteiro e Adriano Times com os filhos Arthur e Alice - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Provando que para curtir o São João não tem idade, a dona de casa Madalena Bezerra, 91, e o esposo Pedro de Oliveira, 89, compartilharam simpatia e amor pelas ruas do Bairro do Recife. Casados há quase 70 anos, eles contaram que são apaixonados pelo São João.

“Estou gostando muito, está tudo ótimo, a decoração está muito bonita”, comentou Dona Madalena. 

Madalena Bezerra e Pedro de Oliveira, casados há quase setenta anos - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A minha festa predileta é São João. É bem especial, dá para aproveitar. E no São João tem aquele passeio, forró, quadrilha, comidas típicas. É uma maravilha. E aqui está uma beleza, muito bem feito, capricharam na decoração”, acrescentou Seu Pedro, que completa 90 anos no próximo dia 29 de junho, Dia de São Pedro, santo que lhe originou o nome. 

Mais atrações

Neste domingo, além da apresentação dos trios de forró pé de serra, o Novo Arraial da Rio Branco tem mais atrações, com programação indo até as últimas horas da noite. 

A partir das 16h, a Sala de Reboco recebe o Grupo de Xaxado Raízes do Cangaço. Já às 16h30, o público pode conferir a apresentação da Quadrilha Junina Lumiar.

Na sequência, às 17h, quem sobe ao palco é Dona Glorinha do Coco. Às 16h, quem comanda os forrozeiros é a Banda Luminar.

Já às 19h40, a animação fica por conta de Luizinho da Serra. Encerrando a noite, às 21h o show é comandado por Cláudio Rabeca.

Programação desta segunda-feira (19)

E está enganado quem pensa que a programação junina no Recife se restringe ao fim de semana. Nesta segunda (19), tem novas atrações no polo da Avenida Rio Branco. 

Das 12h às 14h, o forró itinerante será comandado pelo Trio Jonas Taurino. Já das 17h às 19h, quem anima a festa é o Trio Forró Pesado.

Também haverá apresentações na Sala de Reboco. Às 18h, o Trio Mexe Mexe conduz os forrozeiros. E às 20h, encerrando a noite, o Trio Forró do Egídio comanda a animação.