mundo

Quem são os passageiros a bordo do submersível em expedição ao Titanic

Submarino Titan está desaparecido desde domingo quando submergiu para uma expedição ao naufrágio do Titanic

Submersível da OceanGate leva turistas aos destroços do Titanic - Reprodução

Famílias, amigos e empresas começaram a divulgar os nomes dos passageiros a bordo do submersível Titan – que faria uma expedição para visitar os destroços do Titanic mas desapareceu no Oceano Atlântico na segunda-feira. Até o momento, as autoridades não os identificaram publicamente.

Hamish Harding é o empresário e aventureiro britânico que mora nos Emirados Árabes Unidos. Ele é dono de uma empresa chamada Action Aviation, que compra e vende aeronaves, incluindo jatos executivos, e que confirmou que ele estava a bordo do submersível no domingo. Aos 58 anos, Harding já viajou dos pontos mais profundos do planeta até o espaço, além de ter batido recordes de aviação.

No sábado, Harding compartilhou em suas redes sociais que o mergulhador Paul-Henri Nargeolet iria viajar com ele no domingo. A CBC News conversou com Larry Daley, um mergulhador de St. John’s, que também disse que Nargeolet estava na expedição.

O empresário paquistanês e seu filho, Shahzada e Sulaiman Dawood, também estavam a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela família nesta terça-feira. Shahzada é curador do Instituto Seti, uma organização de pesquisa na Califórnia, de acordo com seu site.

Dawood é vice-presidente de um dos maiores conglomerados do Paquistão, a Engro Corporation, que tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologia. Segundo a família do empresário, ele e o filho planejaram a viagem para visitar os restos do Titanic.