Itália

Após "problema de agenda", Itamaraty confirma encontro de Lula com primeira-ministra da Itália

Bilateral foi confirmada após auxiliares aconselharem presidente a sentar com a primeira-ministra Giorgia Meloni; petista se reunirá também com o Papa

Giorgia Meloni, primeira ministra da Itália - Valeria Mongelli/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu se encontrar com a chefe de governo da Itália, a primeira-ministra Giorgia Meloni, do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), durante a sua visita ao país europeu. A reunião vai acontecer na quarta-feira (21).

Lula foi aconselhado pro auxiliares a se encontrar com a líder italiana. Ao mesmo tempo, a assessoria do brasileiro trabalhou para que Meloni aceitasse a audiência.

Na segunda-feira, durante entrevista coletiva sobre a viagem de Lula, a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, havia afirmado que um encontro com a primeira-ministra havia sido "considerado, mas por um problema de agenda, não foi confirmado".

Lula desembarcou nesta terça-feira na capital Italiana.

Além da Itália, o brasileiro também irá à França, na quinta-feira e na sexta-feira, para participar da Cúpula sobre o Novo Pacto Financeiro Global.

Ainda dentro do giro europeu, Lula se reunirá com o Papa Francisco, no Vaticano, na quarta. O presidente deixará o Brasil na noite de segunda.

Na terça-feira, Lula deve ter apenas compromissos pessoais na capital italiana. No dia seguinte, o presidente se reunirá com o chefe de Estado, o presidente italiano Sergio Matarella.

Entre os temas que devem ser discutidos na conversa, projetos de cooperação na área de defesa e apoio dos italianos ao acordo entre União Européia e Mercosul.

'Side letter': Proposta da UE sobre meio ambiente dificulta acordo com Mercosul

No mesmo dia, o presidente brasileiro se encontrará com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. De acordo com a embaixadora, a conversa Gualtieri será de natureza mais pessoal porque ele foi uma das autoridades que visitou Lula quando o petista esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.

Ainda na quarta-feira, Lula terá uma audiência com o Papa Francisco.

– A pauta do presidente Lula tem convergência com a pauta da Igreja Católica: combate à pobreza, combate às injustiças, combate à fome – disse a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty.