São João de Caruaru conta com 41 pontos de coleta para reciclagem de vidro
A estimativa é de reciclar mais de 90 toneladas de vidro durante os festejos de junho
O São João de Caruaru, uma das festas juninas mais procuradas do Brasil, conta, este ano, com 41 pontos de coleta para reciclagem de vidro.
Segundo a eureciclo, empresa responsável pelo recebimento do material e especializada em logística reversa de embalagens, a estimativa é de reciclar mais de 90 toneladas de vidro durante os festejos de junho.
A ação busca conscientizar a população para o descarte correto do material. Entre os itens que podem ser deixados nos pontos de coleta estão garrafas do tipo long necks.
De acordo com a eureciclo, os créditos de reciclagem do material coletado serão destinados à Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Caruaru (ACRSC) e ao Instituto Movimento Ambiental (IMOA), organizações de catadores parceiras da instituição.
Para o gerente de Operações da empresa, Caio Trogiani, a iniciativa pode contribuir para a educação ambiental e o aumento das taxas de reciclagem no país.
“O vidro pode ser reaproveitado infinitamente, mas reciclamos muito pouco esse tipo de resíduo devido a sua complexidade de logística, remuneração e outros fatores”, disse.
“Acreditamos que a Festa de São João de Caruaru é uma grande oportunidade para promover educação ambiental e gerar maior conscientização na população, mostrando o quanto esse material pode contribuir com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil”, completou.
Além das embalagens de vidro, a organização também irá gerar créditos de reciclagem para os materiais de plástico e alumínio, contemplando as garrafas PET e as latinhas.
A expectativa é de que mais de 100 catadores de materiais recicláveis da região sejam beneficiados com o programa.