Música

Anitta comenta ausência de cena de sexo oral em clipe "Funk rave"

O clipe foi gravado em janeiro na comunidade Tijuquinha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ficou marcado por várias polêmicas

Cantora Anitta - reprodução/Instagram

De grão em grão, ou melhor, entre passinhos e quadradinhos, Anitta tem construído ao lado de um time experiente a sonoridade que quer dar ao funk que a consagrou nos idiomas dos territórios que ela busca conquistar cada vez mais.

"Funk rave", que teve a música lançada na última quinta-feira e o clipe hoje, é a primeira aposta da nova leva de um álbum ainda sem data de estreia. A Poderosa canta majoritariamente em espanhol, com pitadas de versos em inglês e português, mostrando como se faz "desacato hasta la mañana" ("a curtição até de manhã", um dos versos do single).

— Quero passar a mensagem minha com a cultura que eu me identifico. O Brasil é muito grande, não dá para ser só meu pedaço de cultura. Não dá para fazer isso em um álbum só. Quero mostrar minhas raízes, minha identidade. Cresci no subúrbio, nas comunidades do Rio. Os clipes são todos assim. E estou fazendo um funk que estamos acostumados, mas a diferença é que estou cantando em inglês e espanhol. Não estou fazendo na intenção de ser diferente. O funk tem mais espaço lá fora hoje, pessoas querem fazer o "brazilian funk", já chegamos lá. Agora é só aumentar mesmo o nosso espaço — diz Anitta, direto de sua casa nos Estados Unidos, em entrevista.

O clipe foi gravado em janeiro na comunidade Tijuquinha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ficou marcado por várias polêmicas. Numa das gravações, que viralizaram nas redes na época após o flagra de um morador, a cantora aparece simulando sexo oral num rapaz numa das vielas da favela.

Anitta disse, na época, que a sequência se tratava de "uma das cenas de um projeto audiovisual". Por fim, a cena não foi ao ar, fica apenas sequência de imagens sugeridas. Na coletiva de imprensa, a artista explicou que não mudou a cena por conta de repercussão e lamentou vazamentos.

— Desde o início, a cena seria exibida exatamente como está. Era para ser lúdica, com essas conotações, do trem, das frutas. Sempre esteve no roteiro. Pena que estragaram a ideia vazando o vídeo dos bastidores. E ficou parecendo que ia ter a mais. Nunca foi a ideia. A gente gravou para uma possível parceria com uma marca, não rolou. Mas a cena sempre foi para ser. Quando vazou, ficamos bolados. Não era para ser nada demais. Mas na minha vida estou acostumadíssima. Estamos na chuva para molhar. Não mudaria nada se alguém estivesse falando. No dia mesmo gravamos com o sacolé, a banana e outras coisas, porque já era parte do clipe. E não tem nada a ver comigo mudar a cena porque os outros estão falando.

O novo trabalho também marca uma mudança na parte administrativa da carreira da estrela. Em abril, a brasileira trocou a gravadora Warner pela Republic Records, do Universal Music Group, após uma briga pública em que demonstrou a sua insatisfação com o gerenciamento e investimento dos empresários na carreira dela. Anitta, que tinha deixado de lado por um tempo a parte em que gostava de comandar todas as decisões, na busca de curtir um pouco mais o processo, tem buscado conciliar melhor agora a sua visão com a dos representantes da nova casa.

— Troquei gravadora, empresário, tudo de uma vez. Eu sou muito intensa, enxurrada de acontecimentos. No final dá tudo certo. Estou superfeliz com a gravadora nova, todos têm o mesmo sentimento que eu e a mesma visão. Tinha tempo que não tinha.

A nova parceria fez Anitta até desistir da pausa longa que planejava para descansar. O momento recente com Juliette, Jade Picon e mais artistas pela Europa já bastou para que ela retomasse ao trabalho.

— Eu queria pedir hoje mais descanso para minha equipe (risos). Eu não sabia que teria gravadora nova, que teria uma nova manager. Não sabia que tanta coisa aconteceria. Pensei que tiraria muitas férias sem fazer nada. A vida sorriu para mim, sorri para vida. Estou aqui trabalhando, já aproveitei o quanto foi. Estava na Europa, já vem lançamento, voltei para labuta. Não nasci herdeira. Tenho que encher cofrinho para gastar de novo. Não vai ter férias tão cedo. Se Deus quiser, vai ser sucesso. Já tem sete clipes prontos. Mais outro para gravar. Mas está ótimo. Estou superfeliz. Está chovendo sucesso, boy, equipe maravilhosa, uau. Vou até ligar para o pai de santo pedindo proteções, a vida está boa demais para ser verdade.