pescaria

Mineiro captura atum de mais de 160 quilos na Bacia de Santos: "Loucura"

Ele fazia parte de grupo de pescadores que saiu de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, em direção ao alto-mar

O comerciante ao lado do peixe gigante de mais de 160 quilos - Arquivo pessoal

Um pescador de Minas Gerais foi o responsável por pescar um atum de 160 quilos e 290 gramas, na noite da última sexta-feira (23). O comerciante Rodrigo Sales, de 43 anos, saiu de sua terra natal e foi até Niterói, na Região Metropolitana do Rio, de onde saiu com um grupo de pessoas até a Bacia de Santos, onde conseguiu fisgar o pescado "gigante".

— Foi loucura, loucura, loucura — disse ele.

Apesar da experiência — ele pesca desde os 9 anos —, Rodrigo teve que se preparar para a pescaria de atum, já que nunca havia saído numa do tipo. Investiu R$ 11 mil em equipamentos e foi se informando, inclusive com outras pessoas que estavam na embarcação, na sexta-feira.

Quando o barco chegou a seu destino, o comerciante começou a tentar chegar com a isca num local profundo, onde ficam os peixes maiores. Mas não conseguia atravessar o cardume que estava na superfície: logo fisgava algum atum menor. Até que aumentou o peso da isca, furou o bloqueio e, quando alcançou 220 metros de profundidade, sentiu que havia pescado um peixe grande. E começava aí uma "briga" para retirar o atum da água.

— Foi mais de uma hora de briga intensa. Uma doideira — contou Rodrigo, que teve ajuda de outras pessoa que estavam no barco.

O atum gigante, assim como os outros vinte e poucos pescados por ele — com peso variando de dez a trinta quilos — foram para Juiz de Fora, onde o comerciante mora. Eles foram limpos e cortados:

— Eu como muito peixe. Todos os dias praticamente. Mas mesmo assim não tem como. Distribuí para parentes e também dei atum para todos os meus funcionários.

Animal pesa 160 quilos. Foto: Arquivo Pessoal

Recorde
De acordo com Lanine Fallante, dona Golden Rei Pescarias, empresa responsável por organizar a pescaria da qual Rodrigo participou, esse foi o maior peixe já pescado no Brasil na categoria pescaria esportiva amadora:

— Estamos no mercado desde 2013. Em alto-mar com clientes, estamos fazendo pescarias há quatro. Desse vez, ele (Rodrigo) deu a sorte de pegar o maior peixe .

Por causa desse recorde, Rodrigo ganhou direito a uma nova pescaria: — E aí vamos ver o que acontece!