Michael Phelps será homenageado pela FINA em dezembro

Maior nadador da história, ele receberá prêmio especial pelos feitos conquistados durante a carreira

Ministro da Defesa, Raul Jungmann - Divulgação

Tradicional evento da Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA), o FINA Galar Dinner, jantar formal que premia os destaques do ano ao final de cada temporada, tem previsto na programação de 2016 uma homenagem especial a Michael Phelps. Aos 31 anos, sendo 16 deles dedicados à natação, ele deu adeus em definitivo às piscinas. 

Maior nadador da história olímpica, com 28 medalhas, sendo 23 outros, três pratas e dois bronzes (cinco ouros e uma prata nesta conta foram conquistados na Rio-2016), ele receberá um prêmio especial em reconhecimento à sua contribuição para o esporte. O evento será realizado na véspera do Campeonato Mundial de Piscina Curta, que acontece entre os dias 7 e 11 de dezembro, em Windsor, no Canadá.

Fora as conquistas em Jogos Olímpicos, Phelps tem ainda outras 34 medalhas somadas em eventos FINA, sendo 33 em mundiais de piscina longa (26 ouros, seis pratas e um bronze), sagrando-se também o maior medalhista do evento, e somente uma em piscina curta – ele nadou apenas uma edição do Mundial de Piscina Curta, em Indianápolis-2004, vencendo a prova dos 200 metros livre, única na qual competiu. Em copas do mundo, por sua vez, tem 19 títulos.