BRASIL

Conheça a menor cidade do país, que tem apenas 833 habitantes

Serra da Saudade (MG) tem apenas duas escolas, uma igreja e um hospital, segundo o Google Street View

Serra da Saudade, menor município do país, em Minas Gerais - Reprodução

Situada a mais de 250 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Serra da Saudade é a menos populosa do Brasil, segundo dados divulgados pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Apenas 833 pessoas vivem nela, o equivalente a 0,007% do total de moradores da maior cidade do país, São Paulo (SP).

Serra da Saudade é governada por Alaor José Machado (PP) desde 2016. Por conta do tamanho da cidade, ele teve apenas uma concorrente naquelas eleições. Em 2012, para se ter uma ideia, só uma candidata disputou a prefeitura.

O nome do político repercutiu na internet durante o primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (PL), quando o Planalto anunciou que pretendia extinguir os municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação menor que 10% da receita do estado.

Na ocasião, Machado disse que os moradores se sentiam “traídos”. Mesmo assim, 53% dos residentes de votaram em Bolsonaro no ano passado, contra 46% que preferiram o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 

Serra da Saudade começou a se desenvolver com a construção da Estrada de Ferro Paracatu no início dos anos 1900, quando surgiram algumas casas na região. Foram os trabalhadores envolvidos na obra que primeiro povoaram o lugar, que fazia parte da cidade de Dores do Ingá.

Mais tarde, já na década de 1950, Serra da Saudade funcionou como rota para os materiais usados na construção de Brasília, o que fez aumentar o número de fazendas instaladas. O reconhecimento como cidade veio apenas em 1963, ano em que tomou posse o primeiro prefeito. Em 2023, completou 60 anos de história.