família real

Príncipe Harry e Meghan Markle deixam "Frogmore Cottage", no Castelo de Windsor

Frogmore Cottage, uma casa de 400 metros quadrados, foi doada ao casal pela rainha Elizabeth II em 2018, após seu casamento

Harry e Meghan - Divulgação

O Palácio de Buckingham anunciou nesta quinta-feira (29) que o príncipe Harry, filho mais novo do rei Charles III, e sua esposa, Meghan Markle, não ocupam mais o chalé Frogmore na propriedade de Windsor. Era lá que se hospedavam em suas viagens para o Reino Unido.

"Frogmore Cottage", uma casa de 400 metros quadrados localizada no terreno ao redor do Castelo de Windsor, cerca de 40 quilômetros a oeste de Londres, foi doada ao casal pela rainha Elizabeth II em 2018, após seu casamento.

O duque e a duquesa de Sussex moram na Califórnia desde 2020, ano que deixaram a monarquia britânica e o Reino Unido. Desde então, a casa está disponível o ano inteiro para aluguel, segundo a imprensa local.

O príncipe Harry, de 38 anos, mantém relações muito tensas com o rei e com outros membros da família real britânica e, por isso, raramente viaja ao seu país.

Sua última visita aconteceu no início de junho, quando foi testemunhar em um julgamento contra o editor do jornal Mirror. Ele e outras celebridades acusam o veículo de coletar ilegalmente informações pessoais durante anos.

Antes disso, Harry visitou Londres em 6 de maio para a coroação do pai. Compareceu sozinho, deixando sua esposa e filhos nos Estados Unidos.

Poucos meses depois de publicar, em janeiro, seu livro de memórias "Na Sombra", em que ataca duramente a monarquia, Harry foi convidado a devolver a casa que lhe custou cerca de 2,4 milhões de libras (U$ 3 milhões, ou R$ 14,5 milhões) para reformar.

"O duque e a duquesa de Sussex deixaram a casa de Frogmore", anunciou o chefe das finanças reais, Michael Stevens, na publicação anual dos gastos da monarquia.

Ele também confirmou que Harry e Meghan reembolsaram todos os custos da reforma.

O palácio não disse quem poderia ser o novo morador da casa.

A imprensa britânica afirma que Charles III quer seu irmão Andrew — afastado da realeza por acusações de agressão sexual contra uma menor, anos atrás, nos Estados Unidos — deixe o "Royal Lodge" da propriedade Windsor, mansão de 30 quartos, para se mudar para o chalé muito menor de Frogmore.