Com problemas respiratórios, menina de 3 anos é transferida de helicóptero da RMR até a Mata Sul
O socorro ocorreu na tarde desse sábado (1º), da cidade de Ipojuca até Palmares, na aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Uma menina de 3 anos, com problemas respiratórios, precisou ser transferida de helicóptero da Região Metropolitana do Recife (RMR) até a Zona da Mata Sul para receber atendimento.
O socorro ocorreu na tarde desse sábado (1º), da cidade de Ipojuca até Palmares, na aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a corporação, por volta das 13h30, a central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e transportada pelo Núcleo de Operações Aéreas da PRF.
O helicóptero pousou no distrito de Camela, em Ipojuca, na RMR, onde a criança, que não teve o nome divulgado, estava.
Após passar por avaliação realizada pelos profissionais de saúde, a criança, acompanhada pela mãe, foi transportada na aeronave até o Hospital Regional de Palmares, na Mata Sul. O deslocamento, segundo a PRF, durou 15 minutos.
De acordo com a unidade de saúde, a paciente está clinicamente estável, apresentando boa resposta aos tratamentos propostos.
Há três dias, a menina faz uso de antibiótico e tem permanência de leve desconforto respiratório, sendo necessário suporte de oxigênio em baixo fluxo. A criança reiniciou alimentação via oral, com boa aceitação, sem intecorrências nas últimas 24 horas.
Espera por leitos
Segundo dados atualizados pela Secretaria Estadual de Pernambuco (SES-PE), nesta segunda-feira (3), 38 crianças aguardam por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Srag no Estado, e outras três aguardam por um leito de UTI de pediatria clínica.
Em relação à fila dos recém-nascidos, seis crianças aguardam por uma UTI neonatal Srag. Já no que se refere aos leitos neonatais clínicos, 12 recém-nascidos aguardam por uma UTI em Pernambuco.