BRASIL

Prestes a perder espaço com Lula, Waguinho ataca Padilha: "Atua para fortalecer Bolsonaro"

Planalto deve concluir nesta semana troca no Ministério do Turismo, com saída de Daniela Carneiro, mulher do prefeito de Belford Roxo

Waguinho posta foto da reunião com Lula no Palácio do Planalto

Na iminência de ver a mulher, Daniela Carneiro, deixar o comando do Ministério do Turismo, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, subiu o tom nas críticas ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), com quem se reuniu nesta terça-feira (4).

Daniela perdeu o apoio da bancada do União Brasil, que indicou o deputado Celso Sabino (União-PA) para o posto, em um movimento que deve ser concretizado até o fim da semana.

Ao Globo, Waguinho voltou a lembrar do apoio que Sabino deu ao então presidente Jair Bolsonaro na campanha de 2022 e citou o fato de o parlamentar ter sido autor do texto que ficou conhecido como “PEC da Impunidade”. O projeto foi apresentado após a prisão do então deputado Daniel Silveira, aliado de Bolsonaro, e limitava a possibilidade de prisão de parlamentares.

O texto não chegou a ser votado, após pressão da sociedade civil e do Supremo Tribunal Federal (STF). O prefeito argumenta também que o União Brasil não entregará mais votos ao governo no Congresso com a troca.

— O ministro das Relações Institucionais parece atuar, na verdade, para fortalecer Bolsonaro. Padilha não está tendo a sensibilidade e o comprometimento com a valorização da mulher no espaço de poder, já que articula para a saída de uma deputada, a mais votada do Estado do Rio de Janeiro, evangélica, pela entrada de um homem ligado ao ex-presidente da República e sem qualquer compromisso com as pautas do governo Lula — disse Waguinho.
 

A expectativa no Palácio do Planalto é que a mudança seja oficializada até sexta-feira. Como Lula estava fora do país, para a Cúpula do Mercosul, o assunto ficou travado no início da semana.

Como mostrou O Globo, o governo busca uma saída para acomodar o grupo político de Daniela e Waguinho, Como uma forma de amenizar o desconforto, Lula negocia a construção de um hospital e um instituto federal em Belford Roxo, o que proporcionaria ganho político ao prefeito.

O prefeito está em Brasília e deve ir ao Planalto hoje para concluir as negociações — ele também busca uma nova posição para Daniela, que é deputada federal. Aliados de Sabino, por sua vez, têm pressa e já planejam a cerimônia de posse. Waguinho voltou a afirmar que aqueles que “têm gratidão não atingem seus aliados”.

— Têm gestos que fazemos que são impagáveis. Só espero que sejamos tratados da mesma forma, com o mesmo empenho. Colocamos nossas vidas em risco, fomos atacados, ameaçados e amedrontados. Sempre serei Lula, mas quanto tempo levará para o governo se dar conta de tamanho erro? — questiona.