Pernambuco

Comportas da barragem de Lagoa do Carro são fechadas por previsão de chuvas fortes na Mata Norte

Com as precipitações aguardadas, há a expectativa de elevação do nível do Rio Capibaribe

Barragem de Lagoa do Carro - Reprodução

As duas comportas da barragem de Lagoa do Carro, conhecida como barragem de Carpina, na Zona da Mata Norte, estão sendo fechadas, nesta quinta-feira (6), devido à previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que indica chuva de moderada a forte para a região nos próximos dias.

De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE), com as precipitações aguardadas, há a expectativa de elevação do nível do Rio Capibaribe, sendo necessário o fechamento das comportas.

"A Apac está anunciando chuvas fortes a partir desta noite, provavelmente, até domingo (9). Por isso, certamente, o volume de água vai aumentar. Cidades como Paudalho, possuem limites baixos, por isso, estamos fechando as comportas. Logo passe esse evento, a gente volta a abrir", afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo.


Ainda segundo o secretário, a barragem de Lagoa do Carro é o principal dispositivo de controle de enchentes ao longo do Rio Capibaribe em cidades como Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e Recife. O fechamento das comportas busca evitar inundações em áreas ribeirinhas. 

"A população continua abastecida. Nós mantemos o máximo volume de água possível nos reservatórios para garantir que as cidades tenham água para o atendimento de suas necessidades", explicou o secretário Almir Cirilo.

A SRHS-PE lembra que o trecho da rodovia PE-50, que liga as cidades de Feira Nova e Limoeiro, está interditado desde a abertura de uma das comportas, no último dia 2 de julho, não havendo previsão de desbloqueio da via. 

Integram a operação, coordenada pela SRHS-PE, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Apac e a Defesa Civil.